Home > Cidade > Atrações culturais e esportivas durante revezamento da tocha em Colati...

Atrações culturais e esportivas durante revezamento da tocha em Colatina

Cidade - Colatina - Cultura - Eventos - Notícias - 18 de abril de 2016

Com o tema “Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos”, a tocha olímpica Rio 2016 chega a Colatina no dia 18 de maio. Colatina foi selecionada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e está entre os municípios escolhidos como cidade celebração.

A cidade se prepara para receber o evento que contará com atrações culturais e esportivas. O trajeto será de pouco mais de 5 quilômetros. O revezamento vai envolver não apenas pessoas ligadas ao esporte, mas também crianças, artistas locais e moradores.

**Conheça a história da tocha olímpica **

A tocha olímpica é um importante símbolo olímpico, e sua origem é da Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Na atualidade, em cada edição olímpica, a tocha é acesa meses antes do início, no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, nas ruínas de Olímpia, e segue para o país-sede, circulando pelas cidades em forma de revezamento até um dia antes da cerimônia de abertura.

História do fogo olímpico

Os gregos fizeram seus primeiros Jogos Olímpicos em 776 A.C, e a cada quatro anos, honravam a Zeus e a outras divindades. As competições marcaram um período de paz em meio às constantes guerras.

Diz a lenda que Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais e para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem. Os gregos faziam corridas de revezamento, nas quais os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Essa tradição voltou nos Jogos Olímpicos de Amsterdam, em 1928.

O fogo possui um significado divino para muitos povos, incluindo os gregos, e estava presente nos santuários de Olímpia e em honra a Zeus. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, fogos adicionais eram acesos no seu templo e no de sua mulher, Hera. A tocha olímpica moderna é acesa nas ruínas onde costumava ficar o templo de Hera.

Era moderna: revezamento da tocha olímpica

Esse sistema de revezamento – acendimento da tocha em Olímpia para depois seguir ao país-sede, passando por várias cidades – teve início nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, com a tocha sendo transportada de várias formas: terra, mar e ar. O acendimento da pira olímpica após o revezamento é um dos pontos mais emocionantes de uma Olimpíada, e a cada edição, o país-sede busca inovar a ideia.

Esse toque de originalidade começou com os espanhóis em Barcelona, em 1992, quando um arqueiro disparando flecha com o fogo olímpico acendeu a pira. Mas, segundo uma filmagem amadora, a flecha passou pela pira, que foi acendida por um dispositivo automático.

Revezamento no Brasil

A tocha olímpica brasileira vai passar por mais de 300 cidades, em um total aproximado de 20 mil km, com quase 15 mil condutores. Outras cidades do Espírito Santo como Vitória, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim estão entre as 83 cidades celebração da passagem da tocha.

A tocha Rio 2016 é feita de alumínio reciclado, cheia de cores, dando referência às belezas culturais e naturais do País. O amarelo vai representar o sol e o ouro; o verde, as montanhas, morros e vales; o azul, os mares e os rios. A tocha ainda remete ao tradicional e famoso calçadão de Copacabana.

Fonte: Colatina Online

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021