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EDP faz balanço de combate às fraudes na região Serrana do estado

Afonso Cláudio - Cidade - Geral - Itaguaçu - Itarana - Laranja da Terra - Notícias - Polícia - Santa Leopoldina - Santa Maria de Jetibá - Santa Teresa - Venda Nova do Imigrante - 12 de outubro de 2016

No balanço das ações de combate às perdas realizadas entre janeiro e agosto de 2016 pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, destaca-se a regularização de 28.253 unidades consumidoras. Esse resultado assegura ainda mais qualidade ao serviço prestado pela companhia à região.

Em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, no primeiro semestre de 2106 foram identificadas 32,2% mais irregularidades, como manipulação de medidores e ligações clandestinas ou irregulares. Além do alto risco para a população e do impacto negativo na qualidade da energia elétrica, este tipo de prática representa um acréscimo no valor da conta de luz dos clientes regulares, além do prejuízo à distribuidora.

Entre os meses de janeiro e agosto, foram realizadas 5.070 fiscalizações na região Serrana (Afonso Claudio, Brejetuba, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante), e o volume de energia recuperada daria para abastecer por um mês uma cidade com 7 mil residências (6% do volume total retomado na área de concessão). As atividades em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento específico para identificar irregularidades no medidor, ou qualquer anormalidade na rede.

“O cenário econômico é um dos fatores que contribuíram para o crescimento das irregularidades. Por essa razão a EDP atua fortemente em ações para a regularização, e uma das frentes têm sido os feirões próprios para o cliente negociar seus débitos”**, **afirma Evandro Scopel, gestor executivo.

Equipamentos cada vez mais modernos e implantação de sistemas inteligentes e remotos de medição são outras iniciativas preventivas que receberam investimento crescente da Companhia. Além de realizar a inspeção em campo com técnicos especializados em identificar fraudes, a EDP investiu na expansão do monitoramento a distância, que tem contribuído também para a identificação das irregularidades, direcionada por modelos estatísticos computacionais.“Com essas ferramentas, asseguramos ainda mais eficácia no combate às perdas”, finaliza o executivo.

Previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a fraude ou furto de energia é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa”. A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados.

Com intuito de coibir cada vez mais a prática da clandestinidade, a empresa pede que a população contribua e denuncie as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: Agência Virtual,www.edpbr.com.br, Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita, ou as agências de atendimento presencial. O sigilo é total, e a inspeção, realizada com a máxima urgência.

Fonte: EDP

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