Home > In Servator > A crise hídrica e o oportunismo

A crise hídrica e o oportunismo

In Servator - 11 de dezembro de 2017

Por Renato Coan.

Muito se tem discutido sobre a grave crise hídrica que está afetando a nossa região. Poucas vezes se teve notícia de uma escassez de água tão grande como essa que temos observado nos últimos tempos, colocando em risco plantações, reservatórios, barragens e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas que, em algumas cidades, até têm racionamento.

No Brasil, não poderia ser diferente, do mesmo jeito que a crise gera problemas também produz oportunistas. Aqueles que se servem da escassez da chuva para se beneficiar pessoalmente, ora obtendo resultados financeiros ora se beneficiando politicamente da crise da água. Tem aqueles que estão perfurando poços artesianos por tudo que é canto – inclusive abriram empresas especializadas nesse serviço que, longe de resolver o problema, só irá agravar a situação já que atingem diretamente o lençol freático. Há também aqueles que se apresentam como “salvadores” da pátria e querem usar a crise para se promover, sugerindo propostas as mais absurdas.

Até o Governo se tem aproveitado da crise para aumentar taxas e impostos, tanto na água tratada como na energia elétrica. O último, em que o aumento foi de 42%, a desculpa foi de que estamos atravessando uma grande crise hídrica! Os políticos também já estão usando a crise de água para o palanque em 2018! Tem uns que dizem ir recuperar os mananciais; tem outros que irão construir barragens e perfurar poços em todos os lugares; tem aquele que vai reflorestar o mundo, e tem aquele outro que, simplesmente não sabe de onde, mas promete que vai arranjar água para todo mundo.

Já foi dito pelo Bispo do Espírito Santo, Dom João Batista da Motta e Albuquerque, no ano de 1979, quando não se falava em crise hídrica, que SÓ O POVO SALVA O POVO. Pois bem, essa é uma verdade para todos os momentos e, especialmente, para o que estamos vivendo.

Só o povo salva o povo! Portanto devemos adotar medidas que sejam apontadas e realizadas pelo povo. Só assim a crise deixará de ser oportunidade para comerciantes inescrupulosos, para falsos moralistas se promoverem, e para políticos antiéticos usarem como meio de promoção pessoal e ascensão política e se perpetuar no poder, tendo o povo como um detalhe cada vez mais lançado na vala da pobreza e do abismo social. É preciso não deixar que os OPORTUNISTAS DE PLANTÃO, dela se utilizem para atingirem seus objetivos antissociais e politiqueiros.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
SEM EIRA NEM BEIRA
In servator
SEM EIRA NEM BEIRA8 de novembro de 2023
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA
Santa Maria de Jetibá
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA6 de setembro de 2023
Não matarás (Êxodo 20:13)
Santa Maria de Jetibá
Não matarás (Êxodo 20:13)7 de agosto de 2023
Nada é maior que o amor
Santa Maria de Jetibá
Nada é maior que o amor7 de julho de 2023