O que esperar da Black Friday 2016?
A Black Friday é um evento tradicional dos Estados Unidos, onde é realizada desde os anos 80, um dia após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, ela começou a aparecer no calendário do comércio há cerca de quatro anos. Nesse período, a data se transformou em um dos momentos mais esperados pelo varejo.
Por aqui, a data que, no início, era só um dia, hoje dura praticamente um mês. Quando falamos do ambiente virtual, o evento superou a tendência de crescimento apresentada pelo mercado – o e-commerce teve um crescimento nominal de 15% em 2015 quando comparado ao ano anterior, já a Black Friday apresentou uma evolução de 38% no mesmo período. Com isso, nesses primeiros quatro anos presente no país, a data saiu de um patamar de R$ 100 milhões na primeira edição, para incríveis R$ 1,6 bilhão na última edição, realizada em 2015. Espetacular, não é mesmo?
O que está por vir na edição 2016
Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers em setembro deste ano buscou traçar e entender as expectativas do consumidor brasileiro perante a Black Friday 2016. Foram 800 respondentes, todos brasileiro entre 18 a 54 anos, de cinco regiões, pertencentes as classes econômicas A, B e C.
Os resultados coletados foram motivadores. Segundo o levantamento, 74% dos entrevistados se mostraram ansiosos para a Black Friday, sendo fatores de decisão para a compra: Preço (42%), Pagamento Parcelado (21%) e Confiança na Loja (17%). Ainda segundo as respostas colhidas, a data se mostra um bom momento para a aquisição das categorias Smartphones, Informática em Geral, TV’s, Equipamentos Audiovisuais, Eletrodomésticos e Eletro Portáteis.
Por Mauricio Trezub*