Home > Cidade > Tire dúvidas sobre a gripe H1N1

Tire dúvidas sobre a gripe H1N1

Cidade - Itaguaçu - Notícias - Pesquisa - Saúde - Zika - 17 de maio de 2016

O Espirito Santo registrou 15 casos confirmados de morte por H1N1 entre 3 de janeiro e 16 de maio. Outros 40 casos de morte por causa do vírus estão sob investigação. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (17).

Já foram notificados 453 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado, que inclui as gripes A, com os subtipos H1N1, H3N2, e B. Deste total, 79 casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais.

De acordo com a Sesa, os boletins sobre o avanço do vírus no estado serão divulgados semanalmente. A secretaria pede que, quando o paciente apresentar estes sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, mal-estar e estiver com dificuldade para respirar, ele deve procurar um serviço médico

Tire dúvidas sobre a doença

Quais são os sintomas do H1N1?

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Como é o tratamento do H1N1?

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Além da vacina, quais são as medidas preventivas contra a gripe?

Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe. No vídeo, o infectologista Caio Rosenthal dá dicas de como se prevenir contra a influenza:

Quem tomou a vacina no ano passado está protegido este ano?

Não. Mesmo para o vírus H1N1, que permanece o mesmo do ano passado, a quantidade de anticorpos diminui ao longo dos meses, reduzindo o grau de proteção. Em relação ao vírus H3N2 e ao Influenza B, não há proteção nenhuma, já que os vírus mudaram.

Informação: site G1 e Secretaria de Saúde do Espírito Santo.

Fonte: Prefeitura de Itaguaçu

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021