EDUCAÇÃO E LÍNGUA POMERANA: QUANDO A IDENTIDADE QUESTIONADA APRESENTA CAMINHOS PARA A PESQUISA

Por Adriana Vieira Guedes Hartuwig O  livro Educação e Língua Pomerana: experiências de (re)afirmação cultural, editora Appris, 2018, de minha autoria, discute o processo de criação e implementação de um programa de educação bilíngue desenvolvido por professores pomeranos em Santa Maria de Jetibá. Ao envolver-me com o tema, descrevo o quanto minha experiência migratória de…

“MARCA UM DEZ”

Era uma vez um adolescente rebelde à procura de si mesmo. A pedagoga Jocinea Binow me convidou a intervir, pois o jovem tinha talento na escrita. Ele escreveu um poema que foi publicado no blog da EEEFM São Luís.https://leiturasaoluis.wordpress.com/2017/11/12/poesia-autoria-de-anderson-ferreira-de-andrade-estudante-da-8a-etapa-eja/ Eis que, a partir daquela data, o rapaz passou por transformação muito positiva, teve sucesso escolar…