DO YOU SPEAK ENGLISH? A PERTINÊNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por: Ângela Sipolatti Ortelan Coletado por: Antonio Neto   O universo infantil é composto por diversas etapas, que levam as crianças a aprenderem de forma incomum.  A curiosidade, nesta tenra idade, faz com os pequenos assimilem mais informações e de maneira dinâmica. Isso se deve ao fato de que a criança tem um poder de…

A CULTURA E A LÍNGUA POMERANAS VÃO À ESCOLA

Por: Antonio Neto Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também cursou Especialização em Educação do Campo e, atualmente, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – PosLing na Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro (UFF),  Sintia Bausen Kuster, é filha de…

AMÉLIA ZAGER E ANTONIO NETO MARCAM PRESENÇA NA 35ª edição da coletânea “ESCRITOS DE VITÓRIA”

Por Antonio Neto “ESCRITOS DE VITÓRIA” é uma coletânea que está na 35ª edição. Todos os anos, escritores de todo o Espírito Santo se unem, em torno de um tema, para construírem este produto cultural que já é tradicional em nosso estado. Em 2020, o tema foi “Escritores e obras literárias de Vitória”. Nessa 35ª…

EDUCAÇÃO E LÍNGUA POMERANA: QUANDO A IDENTIDADE QUESTIONADA APRESENTA CAMINHOS PARA A PESQUISA

Por Adriana Vieira Guedes Hartuwig O  livro Educação e Língua Pomerana: experiências de (re)afirmação cultural, editora Appris, 2018, de minha autoria, discute o processo de criação e implementação de um programa de educação bilíngue desenvolvido por professores pomeranos em Santa Maria de Jetibá. Ao envolver-me com o tema, descrevo o quanto minha experiência migratória de…

“MARCA UM DEZ”

Era uma vez um adolescente rebelde à procura de si mesmo. A pedagoga Jocinea Binow me convidou a intervir, pois o jovem tinha talento na escrita. Ele escreveu um poema que foi publicado no blog da EEEFM São Luís.https://leiturasaoluis.wordpress.com/2017/11/12/poesia-autoria-de-anderson-ferreira-de-andrade-estudante-da-8a-etapa-eja/ Eis que, a partir daquela data, o rapaz passou por transformação muito positiva, teve sucesso escolar…