Home > Digital > A Tecnologia no Combate ao Coronavírus – parte III

A Tecnologia no Combate ao Coronavírus – parte III

Digital - 1 de junho de 2020

Infelizmente a Pandemia causada pelo Coronavírus ainda assola o mundo e nos ensina em cada dia a nos comportarmos de uma forma diferente do que era costume. Também permite reflexões que a maioria dos seres humanos jamais havia experimentado. Como a da possível forma coletiva de buscar forças e armas para combater o vírus; e na área tecnológica a de não medir esforços para que possamos o mais rápido possível vencer essa batalha.

A Nvidia, gigante empresa fabricante de placas de vídeo, está com uma campanha de doação de processamento de suas GPUs (Graphics Processing Unit) para as pesquisas e cálculos no combate à Covid-19, que funciona através de um aplicativo – o Folding@home – em que você disponibiliza parte do processamento de seu computador aos grandes centros de pesquisa. O projeto Folding@home já possui um poder de processamento duas vezes maior que o Summit, que é o supercomputador mais poderoso do mundo com 470 petaflops de processamento!

No Brasil o governo lançou um aplicativo – o “Coronavírus SUS” – que ajuda a tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção, unidades de saúde mais próximas de sua casa, notícias em tempo real, além de um formulário que avalia o risco de infecção dos usuários.

Até uma simples ação de adicionar uma campainha nos leitos de hospitais, utilizando tecnologia sem fio, está fazendo grande diferença para o paciente que necessita de cuidados especiais. É uma tecnologia que permite instalação sem fios, automaticamente, sem obras, através de equipamentos que funcionam por radiofrequência.

Ainda no Brasil, terminais inteligentes da empresa chinesa ZKTeco serão capazes de rastrear sintomas da Covid-19, por meio de reconhecimento facial, podendo também aferir temperatura por detecção na palma da mão, à distância e sem precisar tocar o aparelho. No momento a tecnologia está sendo utilizada apenas nas fábricas da empresa, mas em breve estará disponível no mercado.

“A tecnologia torna as grandes populações possíveis; grandes populações tornam as tecnologias indispensáveis – Joseph Krutch” e com a ajuda da tecnologia continuaremos firmes no combate à COVID-19.

Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas, Especialista em Informática na Educação.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
DICA IMPORTANTE: Adaptador Wireless USB!
Digital
DICA IMPORTANTE: Adaptador Wireless USB!17 de maio de 2021
Dica Importante: bateria da CMOS…
Digital
Dica Importante: bateria da CMOS…21 de abril de 2021
Com que computador eu vou?
Digital
Com que computador eu vou?17 de março de 2021
TECLADO DE NOTEBOOK – Uso adequado, manutenção e troca
Digital
TECLADO DE NOTEBOOK – Uso adequado, manutenção e troca8 de fevereiro de 2021