Home > Coluna Pedagógica > AMPLIANDO O VACABULÁRIO INFANTIL

AMPLIANDO O VACABULÁRIO INFANTIL

Coluna Pedagógica - 17 de março de 2021

Por: Elania Casagrande

Sabemos que a leitura é uma ótima maneira de ampliar nosso vocabulário, mas, e quando a criança ainda não lê? De que maneira seu vocabulário pode ser ampliado?

Não há nada melhor do que dialogar com a criança, conversar e conversar, e para isso todo momento é válido, sabe quando está caminhando de um lugar ao outro, ou realizando uma tarefa de casa, coloque a criança para auxiliar no que for possível e vão dialogando. Como foi seu dia, como se sentiu, o que aconteceu? Converse sobre a atividade que estão realizando naquele momento, responda os porquês da criança, por volta dos 04 anos é uma fase “interminável” de porquês! E ótima oportunidade para conversar cada vez mais com os pequenos.

Os estímulos são fundamentais! Lembram do texto anterior do jornal, sobre desenvolvimento, pois é, em específico sobre a oralidade, não são incomuns situações de que a fala não está desenvolvida por falta de estímulo, de conversar mesmo com seus filhos, se é pequeno, aponta o dedo, e logo tem tudo a mão, precisamos ficar atento a isso também!

Além do diálogo frequente, apresentando novas palavras ao universo infantil, outra situação que contribui significativamente para ampliar o vocabulário, são os livros, e não importa se a criança ainda não lê! Nós adultos contamos as histórias para eles, e lá nos livros, frequentemente, aparecem um rico universo de palavras totalmente desconhecidas para a criança. Quer exemplos práticos? Dias desses ao ler alguns livros para minhas filhas, nos deparamos com as palavras, “a contento”, “arauto”, “fidalguia”, “aconchego”, “indefeso”, “vasto”…Se a criança ainda não reconhece nenhuma dessas palavras, explique o seu significado, e assim, a cada nova leitura, vamos ampliando o seu vocabulário.

Brincar de inventar poesias, histórias, também é um estímulo fantástico para ampliação de vocabulário, além de brincar com rimas, fazendo a criança perceber a sonoridade das palavras e “passear” por seu repertório que está ampliando em busca de palavras que combinarão para a rima.

Não espere seu filho ler para ampliar seu repertório de palavras!

Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam.

Como a água do rio que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

(José Paulo Paes)

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: