Home > Cidade > Campanha eleitoral começa hoje com novas regras e mais curta

Campanha eleitoral começa hoje com novas regras e mais curta

Cidade - Notícias - Política - Todas - 15 de agosto de 2016

A propaganda eleitoral começa hoje (16) e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador de todo o Estado terão 45 dias para divulgar as ruas metas e planos de atuação à frente das prefeituras ou nas câmaras municipais. Isso ignifica que os candidatos terão um mês e meio para convencer os eleitores a votarem neles.

Mas, nem tudo é permitido neste período para conseguir voto. A nova legislação eleitoral, que está em vigor desde o ano passado normatizou uma série de proibições. Entre elas, a realização de comícios com shows musicais, outdoors e mensagens de telemarketing.

O que é permitido mesmo, somente as propagandas feitas na Internet, nos sites dos candidatos, o uso de auto falantes em carros de som das 8 da manhã até às dez horas da noite, além de folhetos e adesivos. Brindes como blusas, camisetas e bonés, estão fora de cogitação.

A advogada eleitoral Aline Dutra de Faria acredita que, com a nova legislação. A campanha desse ano será mais explorada virtualmente.

“Esse ano, por a eleição ser mais curta, por ter um limite de verba, ela será feita muito pelas redes sociais. Então a população deve ficar bem atenta a isso”, disse.

Como o tempo de campanha foi reduzido de três meses para um mês e meio, a expectativa é que os candidatos aproveitem o período mais curto para mostrar ao máximo as suas propostas de trabalho, evitando ataques aos adversários.

“Os candidatos não devem focar na questão do denuncismo e falar atacando o candidato oposto e sim, voltar para o cerne da eleição que é mostrar para a população, para o eleitor, quais são as propostas eficazes que vão atender a demanda da população”, afirmou a advogada.

A propaganda em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa no próximo dia 26. É muito importante a fiscalização feita pelos eleitores, mas também vale destacar que, com a nova legislação, as punições para os políticos que cometerem irregularidades vão de multa até detenção.

Fonte: Folha Vitória

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021