Home > Notícias > Capixaba concorre a uma vaga no Parlamento da Itália

Capixaba concorre a uma vaga no Parlamento da Itália

Notícias - 5 de fevereiro de 2018

Um capixaba vai concorrer a uma vaga no Parlamento da Itália, nas eleições que acontecem no dia 4 de março deste ano. Thiago Roldi disse que a intenção é dar autonomia prática ao Espírito Santo em relação à cidadania italiana e emissão de passaportes.

Em 2015, Roldi já havia anunciado a candidatura a uma vaga na Câmara de Deputados, mas a eleição não aconteceu. “No parlamentarismo, acontece a troca de ministro várias vezes, quando não há confiança no governo. Mesmo assim, foram mantidos sempre ministros do mesmo partido. Então, a legislatura normal vence agora, que dá os cinco anos. Por isso, vamos às eleições a partir deste mês”, explicou.

Roldi falou que o Brasil dispõe de três vagas no Parlamento da Itália, que, atualmente, são ocupadas por dois paulistas e uma paranaense. “São 18 vagas no mundo, para o Parlamento, sendo seis senadores e 12 deputados. A nossa circunscrição é a maior, com seis vagas, sendo quatro para o Senado e quatro para a Câmara. Hoje, estão divididas entre três vagas para a Argentina e três para o Brasil”, disse.

Podem votar os brasileiros com cidadania italiana, devidamente registrados junto à lista eleitoral da Itália. “No estado, há cerca de 18 mil eleitores”, destacou o candidato.

Ele disse ainda que o Espírito Santo tem a comunidade com o maior percentual de italianos do Brasil, mas não há um serviço consular local que a atenda.

“Nós temos um consulado honorário em Vitória que não tem autonomia para prática de cidadania, não consegue emitir passaportes, o que é uma incoerência”, ressaltou.

Roldi explicou que o governo italiano envia um envelope com as informações necessárias aos cidadãos com direito ao voto. “Vai chegar um envelope de carta resposta, que já tem todas as despesas pagas. O cidadão só precisa ir até os Correios para devolver”, falou.

Fonte: TV Gazeta

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: