Home > Notícias > Catarinenses querem anular título dado por Temer a Santa Teresa

Catarinenses querem anular título dado por Temer a Santa Teresa

Notícias - Santa Teresa - 17 de janeiro de 2018

O município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, foi reconhecido pelo governo federal como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. A partir da Lei nº 13.617, de 11 de janeiro de 2018, foi instituído no calendário oficial o dia 26 de junho como a “Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”.

Mas desde então o assunto tem ganhado o País e uma polêmica, vinda do Sul, apareceu nesse cenário. Historiadores, políticos e lideranças da comunidade de origem italiana em Santa Catarina vão se reunir nesta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa local, para definir formas de mobilização para que seja anulado o decreto do presidente Temer.

Segundo o historiador Paulo Vendelino Kons, da cidade de Brusque, o decreto presidencial é um “um erro histórico”. De acordo com o catarinense, bem antes de os italianos chegarem no Espírito Santo eles tinham chegado a Santa Catarina. Kons refere-se aos 132 imigrantes católicos do então Reino da Sardenha que, em 1836, fundaram a Colônia Nova Itália, localizada no Vale do Rio Tijucas Grande, hoje município de São João Batista, a 74 quilômetros de Florianópolis.

Mas, segundo o diretor do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, os catarinenses estão equivocados. “Essas imigrações foram casos isolados. Se a gente for começar a remexer e pegar lá atrás a vamos chegar até a Américo Vespúcio, que chegou na América primeiro”, ironiza.

“Em 1874, a chamada Expedição Tabacchi abre a imigração italiana, em massa, para as Américas. Eles se revoltaram contra dom Pedro Tabachi em Aracruz e parte deles foi para Santa Teresa. Foram 145 imigrantes. Por isso, o pioneirismo do Espírito Santo e de Santa Teresa em receber esses imigrantes”, explica o diretor do Arquivo Público.

Informações: Gazeta Online

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: