Home > Cidade > Com denúncias anônimas, Polícia descobre crimes ambientais em Santa Ma...

Com denúncias anônimas, Polícia descobre crimes ambientais em Santa Maria de Jetibá

Cidade - Geral - Meio Ambiente - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 2 de dezembro de 2015

Dia-do-Policial-Militar-Ambiental-672x417 Polícia Militar Ambiental

Elton Luiz Victória

Uma denúncia anônima no sábado (28) levou a Polícia Militar de Santa Maria de Jetibá a descoberta da abertura de um platô e desmate em Área de Preservação Permanente (APP) próximo a uma nascente em Vila Jetibá. Um poço foi aberto em uma propriedade em nome de J.S., a menos de 50 metros de uma nascente, degradando uma área aproximada de 0,0560 hectares. Também foi feita a reabertura e represamento de um córrego, afluente do Rio São Luís e Santa Maria, totalizando uma área de 0,0280 hectares e um platô foi construído, também dentro da área de APP, ao lado da mesma nascente. Todas as atividades foram realizadas sem licença ambiental.

aves-apreendidas PMA/Arquivo Nova Notícia

A Polícia também apreendeu um pássaro da espécie Coleiro, mantido em cativeiro e sem autorização de órgão ambiental. A ave encontrada foi recolhida até a sede do 3º Pelotão/1º Cia/BPMA e foi encaminhada para o Projeto CEREIAS, no município de Aracruz, no litoral norte do estado.

Outros animais, como porcos, estavam sendo criados na propriedade e J.S., que recebeu orientação da Polícia para retirar imediatamente os animais, que se encontravam em área proibida. Uma pocilga com sete baias e nove porcos eram criados no local. Orientado quanto à legislação vigente, o proprietário deverá realizar a regularização da área degrada junto ao órgão ambiental competente.

Polícia Ambiental atende a muitos chamados e denúncias contra crimes ambientais na região

Segundo relatório da Polícia Militar obtido com exclusividade pela Equipe Pomerana FM ontem (01), somente no mês de novembro, foram 07 ocorrências de crimes ambientais no município, dentre um total de 103 boletins de ocorrência efetuados em todo o mês. Os chamados, atendidos pelas Polícia Militar com apoio da Polícia Ambiental são muitos.

PMES_Desmatamento_SantaMariaJetiba1_jpg Arquivo/Nova Notícia

Uma outra área de desmatamento foi encontrada pelos policiais no último dia 15 de novembro na localidade de Vila Jetibá. Um aterro e terraplanagem foram descobertos na propriedade de E.C.S., também orientado a regularizar a situação.

Em 23 de novembro, outra denúncia levou os policiais à um aterro e terraplanagem de sem autorização na localidade de Virada, com uma área total de 1600 metros quadrados, em nome de F.A.B.N,. No dia 07, denúncia levou os militares até a limpeza de uma barragem com uso de máquina hidráulica no Morro do Gelo, em São Luís. O serviço não possuía autorização para execução.

Ainda no mesmo mês, uma oficina irregular de lanternagem e pintura foi fiscalizada por Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e funcionários foram orientados a regularizar as atividades. O estabelecimento, de propriedade de R.G.E., localizado na Rua Waldemar Dettmann, no Centro, estava funcionando sem licença ambiental e alvará expedido pela Prefeitura, causando poluição por não haver estufa, nem exaustor para atividade.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021