Home > Notícias > Comboio com farelo de soja começa a chegar em Santa Maria de Jetibá

Comboio com farelo de soja começa a chegar em Santa Maria de Jetibá

Notícias - Santa Maria de Jetibá - 30 de maio de 2018

Os avicultores e suinocultores de Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Espírito Santo, começaram a receber o farelo de soja para alimentar os animais, nesta quinta-feira (31).

O farelo, armazenado em silos do Porto de Tubarão, começou a ser transportado na noite desta quarta-feira (30).

Cada caminhão, que vai transportar o farelo, tem capacidade para 20 a 30 toneladas. Ao todo serão 120 carretas para fazer o transporte da carga total, sendo 40 por dia. A operação será realizada 24 horas por dia e a previsão é de que leve três dias para ser finalizada.

Segundo a Associação dos Avicultores e Suinocultores, 69 produtores receberão o farelo de soja, neste primeiro momento.

Animais sem alimento

Por causa da greve dos caminhoneiros, que durou 10 dias, os produtores rurais estão sem insumos para a ração e os animais estão morrendo, se canibalizando ou sendo sacrificados no estado.

Neste cenário, o governo autorizou estes produtores a comprar os insumos que seriam exportados. O decreto que garante alimentação para as criações no estado foi assinado pelo governador Paulo Hartung na terça-feira (29).

O problema da alimentação dos animais se agravou depois que um comboio de carretas escoltado pela Polícia Militar foi impedido de seguir viagem por manifestantes no quilômetro 133 da BR-262, em Brejetuba, na Região Serrana do Espírito Santo, na segunda-feira (28).

As carretas saíram de Santa Maria de Jetibá com destino a Uberlândia, em Minas Gerais, para buscar milho e farelo de soja para a alimentação de aves e suínos no Espírito Santo, mas foram impedidas de chegar ao destino por manifestantes.

Fonte: G1 ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: