Home > Cultura > Em seu centenário, Ruschi deve estar se revirando no túmulo

Em seu centenário, Ruschi deve estar se revirando no túmulo

Cultura - Meio Ambiente - Notícias - Santa Teresa - 2 de dezembro de 2015

Foto: Facebook de Victor Humberto Biasutti Augusto Ruschi no Bar Elite em Santa Teresa com Décimo Martinelli, Álvaro Zamprogno, Frei José Corteletti, Augusto Ruschi, Helena Gama, Maria Bassetti e Waldir Bassetti. Foto: Facebook de Victor Humberto Biasutti

Por Leonardo Meira

Neste mês se comemora o centenário de Augusto Ruschi, no dia 12 de dezembro. Se estivesse vivo, creio que o Patrono da Ecologia no Brasil não estaria nada satisfeito com o que o ser humano, as empresas e o poder público tem feito com a natureza. De qualquer maneira, por seu simbolismo e sua dedicação ao meio ambiente, até o dia de seu aniversário, uma extensa programação vai repercutir em várias cidades do país. Confira:

Até o dia 5 de dezembro está acontecendo o V Seminário EAD do Polo UAB de Santa Teresa, Centenário de Augusto Ruschi, Memórias de tão longe, de tão perto, sempre a partir das 17 horas.

No dia 2, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, realizará sessão solene em homenagem ao naturalista, a partir das 19 horas. Sessões que acontecem também no dia 10, na Câmara Municipal da Terra dos Colibris, e no dia 14, desta vez no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

Já a pesquisadora Alyne Gonçalves e o arquivologista Marcello Furtado lançam o catálogo do acervo textual de Ruschi, no dia 4, na Adufes (Ufes), às 19h30.

Não perca as contas! No dia 5 tem plantio de jacarandás em evento intitulado “Sementes de Ruschi”. É no sábado cedo, às 9 horas, na RPPN Bei Cantoni, logo após o Fazenda Clube.

Dia 10, tem confraternização à noite no Museu/INMA. No dia seguinte (11) tem o Sarau Viva Ruschi, às 19 horas, com várias atrações. E no dia (12) em que completaria 100 anos, Ruschi recebe o Título de Doutor Honoris Causa concedido ao cientista pela Ufes. Esse evento é à noite, no Museu/INMA.

Samba à Ruschi

O enredo da Escola Pega no Samba, do bairro Consolação, em Vitória, para o carnaval do ano que vem é “O pega canta o centenário de um beija-flor. Augusto Ruschi, orgulho capixaba, tesouro nacional”. E para não se sujar com o mar de lama e comemorar com chave de ouro o aniversário do pesquisador a agremiação sobe as montanhas no dia 12, com apresentação da bateria locomotiva, rainha de bateria, casal mestre sala e porta bandeira, baianas e musas, às 16h30, na Rua de Lazer.

Foto: Dayana Souza O enredo da Pega no Samba é sobre o centenário. Foto: Dayana Souza

No dia 4 tem lançamento de livro na Ufes No dia 4 tem lançamento de livro na Ufes

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
NovaNotícia em Sala de Aula - Junho 2023
Cultura
NovaNotícia em Sala de Aula - Junho 2023 7 de julho de 2023
O que é um Kindle?
Geral
O que é um Kindle?26 de maio de 2023
Acabou de sair a nova edição do Jornal NOVANOTICIA. Confira!
Cultura
Acabou de sair a nova edição do Jornal NOVANOTICIA. Confira! 3 de março de 2023
"Esqueça um livro e espalhe conhecimento."
Geral
"Esqueça um livro e espalhe conhecimento."1 de março de 2023