Home > Cidade > Escritora capixaba lança livro com registros históricos de Itaguaçu

Escritora capixaba lança livro com registros históricos de Itaguaçu

Cidade - Educação - Eventos - Geral - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 15 de maio de 2016

No último sábado (14) a escritora Regina M. Loureiro lançou o livro Itaguaçu – Primeiras fazendas, um preciosíssimo registro histórico do município, que traz diversas fotos e uma prosa documental. O lançamento aconteceu na III Feira Literária Capixaba, em Vitória.

A escritora nasceu em Itaguaçu, na fazenda Portela, uma das retratadas no livro. A narrativa apresenta a história das primeiras fazendas, da formação e da povoação que foi construída por braços fortes de várias raças. Os primeiros colonizadores chegaram vindos de variadas regiões do Brasil, da Itália e da Alemanha. A escritora Regina conta a história das famílias itaguaçuense, registra as principais festas religiosas, os costumes e descreve a religião onde os imigrantes se fixaram e implantaram as primeiras culturas.

“Uma das fazendas mais citadas no livro, a fazenda Portela, era localizada na região que fica entre Palmeira e Itambé. Com o livro essas comunidades poderão entender como era o modo de vida da época, os costumes e tradições”, contou Sirre Fernandes, subsecretário de cultura de Itaguaçu.

O livro descreve a grande diversidade cultural, os primeiros passos da agricultura regional, relatando sobre as primeiras fazendas e chegando até a emancipação política com registros de todos os prefeitos e suas realizações em favor do município.

Para o subsecretário de cultura, o livro passa a ser um objeto de estudo para os moradores da cidade, principalmente as futuras gerações. “É muito importante contarmos para as nossas crianças e adolescentes como foi construída a história da nossa cidade. Esse resgate não contribui somente para a memória da cidade, mas para a nossa história”, finalizou Sirre.

Para prestigiar o evento alguns moradores de Itaguaçu foram a capital. Homenageando o centenário da cidade duas apresentações culturais foram apresentadas pelo professor Paulo Vitor Costa e a aluna Maria Clara de Souza. Também participaram do lançamento o prefeito de Itaguaçu, Darly Detmann, o prefeito de Vitória, Luciano Resende, a secretária de Educação do município, Maria Augusta Montebeller e a professora Zila Lopes Rocon.

Além do lançamento durante a feira, também está previsto um outro na cidade. A previsão é de seja durante a FITAC, em setembro.

A autora

Regina Menezes Loureiro, brasileira, advogada, escritora capixaba,

Escritora, historiador e Poetisa.

Ex-Presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, período 2004/2005 e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

É artista plástica e ilustradora.

Criou há 18 anos, o informativo cultural independente “AS ACADÊMICAS”, enviado para academias do Brasil e Argentina.

{0C15D7DA-1EDB-D8AB-AD14-DDC2A711EAAE} http://cdn.novanoticia.com.br/wp-content/uploads/2016/05/0C15D7DA-1EDB-D8AB-AD14-DDC2A711EAAE.jpg http://cdn.novanoticia.com.br/wp-content/uploads/2016/05/0C15D7DA-1EDB-D8AB-AD14-DDC2A711EAAE.jpg

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaguaçu

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021