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Governo autoriza publicação de edital para estudo do Contorno de Santa Teresa

Notícias - Santa Teresa - 4 de abril de 2018

O Governo do Estado autorizou a publicação do edital para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o Contorno de Santa Teresa. A assinatura da autorização foi feita na manhã desta quinta-feira (05), durante cerimônia de entrega da unidade da Rede Cuidar no município, com a presença do governador Paulo Hartung.

O edital será publicado nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial, com o valor de licitação em R$ 339.269,91. O estudo será realizado em duas fases: a preliminar e a definitiva. Na primeira fase, serão desenvolvidos estudos nas áreas ambientais, socioeconômicas, de tráfego, entre outros.

“O lançamento do edital é o primeiro passo para a implantação do Contorno de Santa Teresa, um desejo antigo do município e das cidades da região. Serão realizados levantamentos de campo e pesquisas em geral. A partir dessas informações, teremos uma conclusão”, afirmou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli. A previsão é que, concluído o processo de licitação, o estudo seja entregue ao órgão em seis meses.

Revestimento de pontos críticos entre Santa Leopoldina e Santa Teresa começa ainda este mês

Os trechos críticos da Rodovia ES 080 – entre Santa Leopoldina e Santa Teresa – vão receber um revestimento primário de material Revsol, diminuindo poeira e lama na via. Os serviços terão início no final deste mês. Ao total, 5 km da via receberão o material, que garante a trafegabilidade da via. O uso do revestimento com Revsol é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e a ArcellorMittal, e já foi utilizado em outras rodovias.

Carga pesada atormenta as cidades

Texto de Carlos da Fonseca.

Todos sabemos que a malha rodoviária que liga os municípios capixabas, como a de quaisquer outros municípios brasileiros é, basicamente, a que os antepassados foram fazendo, alguns, até, a poder da força dos braços, para os habitantes poderem se locomover e trocar seus produtos e mercadorias. Porém, o desenvolvimento econômico brasileiro não modernizou essa malha rodoviária, antes pelo contrário fez-lhe remendos e, nos casos em que puderam ser feitas grandes rodovias, até nesses projetos não se levou em conta um futuro desenvolvimentista.

Daí que caminhões cada vez mais pesados passaram a transitar em estradas arcaicas e rudimentares e a ter que utilizar as que cortam as cidades de ponta a ponta para escoar seus produtos. É o caso de Santa Maria de Jetibá que usa grandes frotas de grandes caminhões para abastecer as suas “granjas” de milho e soja e delas tirar ovos e esterco às toneladas para abastecer mercados estaduais e interestaduais.

Uma rota desses caminhões é através de Santa Teresa a caminho do norte do Estado, por exemplo, transportando esterco de galinha. Daí que os moradores da “cidade dos colibris” não param de reclamar, não só da carga pesada, mas, também, da carga malcheirosa. E aí… fazer o quê? Uma lei municipal que acabe ou restrinja a passagem de tais veículos cheirentos? E a economia da Região e do Estado.

Pois é, projeto feito, uma reunião levada a termo na Câmara Municipal de Santa Teresa, no dia 21 de março, congregou moradores, vereadores, empresários, autoridades de outros municípios para “encontrar” uma solução. E depois de muita conversa o veredito: sensatamente o Prefeito Gilson Amaro informou que iria retirar o referido projeto e que o desejo de todo o mundo seria a construção de um “desvio” que funcionará como um contorno para tirar o trânsito de carga pesada das ruas estreitas de Santa Teresa.

Absolutamente certa a atitude do Prefeito que atendeu às exposições feitas pelas pessoas e entidades presentes à reunião. Afinal ninguém é culpado pelo fato de a modernização e o desenvolvimento econômico regional e nacional ter se sobreposto à capacidade da administração pública não ter enxergado o óbvio: já que há necessidade de usar caminhões pesados temos que ter estradas que os suportem e não destruam as cidades.

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