Home > Notícias > Governo do ES lança edital para contratação de 100 antenas de telefoni...

Governo do ES lança edital para contratação de 100 antenas de telefonia móvel rural

Notícias - Tecnologia - 30 de outubro de 2017

O edital de chamamento público para a contratação das 100 antenas de telefonia móvel que serão implantadas nas áreas rurais do Estado foi publicado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) no Diário Oficial da última sexta-feira (27). A sessão pública para que as empresas apresentem as propostas está marcada para o dia 30 de novembro.

A contratação das antenas de telefonia móvel e internet 3G para as localidades que não contam com o serviço foi separada em quatro lotes onde os municípios foram separados de acordo com a região onde se localizam cada um deles.

O chamamento público pode ser acessado por meio do site da Seag (www.seag.es.gov.br/campo-digital). O investimento total será de R$ 30 milhões e pagamento às empresas vencedoras será feito por meio de Concessão de Crédito Outorgado de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Após a ordem de serviço as empresas terão prazo de oito meses para fazer a instalação das antenas. Também foi criada uma comissão para acompanhar todo o processo de contratação.

“As localidades que vão receber as antenas foram definidas com base em critérios técnicos de serviço e quantidade de população beneficiada. A instalação das antenas deverá começar ainda no final deste ano. A comunicação digital permite que o produtor rural consiga, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

Confira os municípios e localidades aqui da região:

Colatina – Paul de Graça Aranha

Itarana – Comunidade do Meneguel

Laranja da Terra – Joatuba, Distrito de São Luiz Miranda, Comunidade de Crisciúma

Santa Teresa – Barracão de Petrópolis

São Roque do Canaã – Distrito de Santa Julia, Distrito de Agrovila

Afonso Claudio – Distrito de Piracema, Distrito de Empossado

Domingos Martins – Biricas, Alto do Jucu, Comunidade São Bento do Chapéu

Santa Leopoldina – Alto Califórnia

Santa Maria de Jetibá – Recreio, Comunidade de Alto Santa Maria

Programa Campo Digital

Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – lançou em maio deste ano o novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural, o “Campo Digital”. Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado.

O objetivo da implantação da comunicação por meio da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor e integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.

O Espírito Santo é formado por uma população rural de aproximadamente 605 mil habitantes, constituída, em sua maioria, por agricultores familiares que têm como fonte de renda os produtos oriundos de um conjunto de atividades agrícolas, dentre outras atividades associadas.

Fonte: Governo ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: