Home > Coluna Pedagógica > Heróis sem capa

Heróis sem capa

Coluna Pedagógica - 22 de dezembro de 2020

Por: Elânia Casagrande

Se cada ponto de vista é a vista de um ponto, hoje compartilho de certo modo o meu e, quem sabe, o seu também?! Talvez 2020 tenha sido um ou, quiçá, o ano mais difícil para a área da educação. Não houve tempo para pensar sobre o que estávamos (e ainda estamos) enfrentando, e a pandemia precisou de respostas imediatas. Insanas adaptações que a novidade exigia.

Professores ouviram comentários preconceituosos,“recebendo sem trabalhar”! Pois é, o trabalho mudou de cenário! Não mais na escola, mas nas próprias casas! E isso virou tudo de cabeça para baixo, numa grande mistura: filho querendo atenção; celular na mão respondendo mensagens; computador ao lado planejando atividades; no fogão preparando alguma comida… e, ainda, todos tentando aprender e entender tecnologias digitais, e seu uso na educação, sob pensamentos constantes de como engajar todos, família e escola, e como ensinar remotamente! Incertezas e dúvidas que nos acompanharão, ainda, em 2021! Não sabemos como será o futuro, mas podemos afirmar que 2020 teve muito trabalho, muita loucura, muitos aprendizados… e muito cansaço! Também para as famílias, e para as crianças. Vi frases circulando, do gênero: “2020, sem aulas, é excelente momento para a criança criar memórias com sua família”! Ótima oportunidade, sem dúvida! Porém, quantas famílias puderam ficar em casa, com seus filhos, sem ir trabalhar? Ou mesmo estando “home office”, como dar conta de tudo?

Confiro o posto de “heróis sem capa” aos professores! Aqueles que trabalharam sem medir esforços; que tiveram que aprender algo novo; que se reinventaram; que foram além, exaustivamente, de sua carga horária – em um trabalho, por vezes, invisível em suas casas! E as famílias? Guerreiras: que não abriram mão de fazer o melhor, sem tempo adequado, sem material apropriado nem conhecimento pedagógico necessário!

Olhando o lado positivo da situação, a pandemia nos deixa muito aprendizado que esperamos que permaneça. Importante o quanto a tecnologia, se bem utilizada, planejada e pensada, facilita o nosso dia a dia! Agora sabemos que alguns encontros podem ser virtuais e que o ensino híbrido é uma possibilidade e, portanto, que, cada vez mais, precisamos de maior investimento nela para a educação. E, sobretudo, que a profissão de professor seja mais valorizada, reconhecida e exaltada!

Aos professores, às famílias, às crianças, e a todos os que vêm desbravando caminhos desconhecidos na educação, endosso o meu carinho, a minha saudação e o meu respeito! Que tenham dias de descanso merecido repondo energias com um Natal abençoado com o amor de Deus!

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: