Home > Comida > Merendeira pomerana participa de reality show na TV

Merendeira pomerana participa de reality show na TV

Comida - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 22 de maio de 2018

Santa Maria de Jetibá não é só a terra dos pomeranos, com agricultura familiar forte e produção expressiva de ovos. A cidade está ganhando repercussão pela qualidade e criatividade da alimentação servida nas escolas públicas do município. A merendeira Anilda Berger, vencedora do concurso nacional das Melhores Receitas da Alimentação Escolar em 2016, é a única representante do Estado convidada para participar do reality show inédito intitulado “Supermerendeiras”.

Iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa terá 13 episódios e será exibido a partir de agosto pela TV Escola. São dez candidatas, representando as cinco regiões do Brasil.

“Ela é como uma mãe para nós de tão carinhosa. A bolo salgado de arroz dela é minha comida preferida”, afirma Ketley Jonas, estudante da Escola de Ensino Fundamental de Baixo Rio Pantoja, onde Anilda trabalha há mais de 20 anos.

Os pais dos alunos concordam. Marineuza Friedrich, 25, conta que na infância, quando também era estudante na mesma escola, ficou aborrecida com uma professora e parou de frequentar as aulas. Logo depois de uma visita de Anilda, contudo, ela voltou a frequentar e nunca mais faltou, a menos por razões médicas.

“Ela vai muito além de uma merendeira, porque desempenha um papel importante na educação. Sabe conversar de um jeito carinhoso. Com ela aprendi o que é educação e respeito”, revela Marineuza.

De acordo com o professor Simarone Taffner Rizzi, 38, além de servir a alimentação aos alunos, a merendeira atua na mediação de assuntos na comunidade. “O reconhecimento dela é importante, pois leva o nome do município à frente”.

A equipe responsável pelas filmagens esteve na localidade, nesta segunda-feira (21), para a produção da primeira etapa, chamada de “A vida como ela é”. Várias pessoas da comunidade foram entrevistadas, incluindo estudantes, pais e moradores, com objetivo de mostrar a ligação que a merendeira possui com o entorno.

“Na maioria das vezes, nós sabemos quem são os estudantes, professores e a gestão das escolas, mas a merendeira não. Por isso, o objetivo do programa é valorizar o papel desse profissional, que é um ator invisível e fundamental dentro da alimentação escolar”, explica a nutricionista e assessora do Programa Nacional da Alimentação Escolar do FNDE, Sidineide Neres, que veio de Brasília acompanhar as filmagens.

Em junho, no Rio de Janeiro, as 10 candidatas passarão pela segunda e derradeira “Prova de Fogo”, pela qual serão avaliadas por um chef de cozinha, uma nutricionista e um aluno da rede pública no que se refere à inovação, viabilidade e ligação com a educação alimental e nutricional.

“Eu nunca imaginei que uma simples receita traria tanta repercussão. Estou muito feliz e o segredo é fazer tudo com amor e carinho”, ressalta Anilda.

Recordando: premiação em 2016

O apetitoso bolo salgado de arroz, uma receita familiar servida rotineiramente na escola de Baixo Rio Pantoje, no interior de Santa Maria de Jetibá, foi a aposta de Anilda Berger para a primeira edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado entre 2015 e 2016. O objetivo da competição é a valorização do papel das merendeiras e o incentivo à prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Experiente e atenta aos quesitos de julgamento, Anilda superou mais de dois mil concorrentes, alcançando o primeiro lugar. Como prêmio, as cinco merendeiras campeãs – uma de cada região do Brasil – ganharam uma viagem com tudo incluso para o Chile, 5 mil reais, um certificado de gastrônoma da merenda escolar e o direito de incluir o prato em um livro com mais de 160 receitas.

Das 15 finalistas, naquela ocasião, 3 eram de Santa Maria de Jetibá. Além da receita de Anilda, concorreram a omelete nutritiva assada feita por Leila Conceição Nunes Foss, da Creche Municipal Ronald Berger, e o frango ao molho com casca de abóbora, de Gerlinda Boening, do Centro Municipal de Educação Infantil Jetibá.

As receitas foram avalidas por cinco jurados: um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluno da rede pública e um convidado de instituição parceria do concurso. Os critérios de julgamento foram valorização dos hábitos locais e criatividade, apresentação, sabor, textura, cor do prato, entre outros.

Foi o primeiro lugar neste concurso que garantiu o convite à Anilda para o reality show. As demais concorrentes também participaram da disputa durante a primeira e a segunda edição.

“Criative-se na Cozinha”

Desde 2014, a Prefeitura, por meio do Setor de Alimentação Escolar, realiza o concurso “Criative-se na Cozinha”, uma forma de incentivo à criatividade e inovação na alimentação escolar do município. Utilizando os itens enviados para as unidades escolares, as merendeiras são convidadas a preparar novas receitas que passarão a integrar o cardápio dos alunos.

Após envio de uma ficha de inscrição, com descrição dos ingredientes e o modo de praparo, as concorrentes são convidadas à avaliação de cinco jurados. Entre os critérios estão a apresentação do prato, gosto, tempo de preparo, criatividade, entre outros. As três primeiras colocadas recebem premiações.

“A ciência já comprovou que uma criança bem alimentada aprende melhor. Além de contribuir fisiologicamente, a alimentação escolar reduz a evasão escolar, que é um problema social grave no Brasil”, afirma a nutricionista Marcela Magalhães Dalapicola.

A atual vencedora é a merendeira Rosinea Gums Marquadt , da Escola Henrique Frederico Carlos Boldt, de Belém, que apresentou a receita “Bolo Juntos e Misturados”.

Fonte: Prefeitura SMJ

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
Merendeira pomerana participa de reality show na TV
Comida
Merendeira pomerana participa de reality show na TV22 de maio de 2018
Confira a programação do Santa Teresa Gourmet
Comida
Confira a programação do Santa Teresa Gourmet2 de abril de 2018
Merendeira recebe R$5 Mil em prêmio por melhor receita da região Sudeste
Comida
Merendeira recebe R$5 Mil em prêmio por melhor receita da região Sudes...31 de maio de 2016
Merendeira vai receber prêmio por melhor receita da Região Sudeste
Cidade
Merendeira vai receber prêmio por melhor receita da Região Sudeste29 de maio de 2016