Home > Notícias > Pagamento do IPVA em 2018 começa em março; veja as datas por placa

Pagamento do IPVA em 2018 começa em março; veja as datas por placa

Notícias - 22 de dezembro de 2017

O pagamento do IPVA 2018 começa em março para quem tem caminhões, ônibus e micro-ônibus, e em abril para quem tem automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos. As tabelas foram divulgadas nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial. Os contribuintes que pagarem em cota única terão desconto de 5%.

O calendário é definido conforme o final da placa. Todos os contribuintes poderão parcelar o valor do imposto. Confira as datas:

Tabela de vencimentos do IPVA (caminhões, ônibus e micro-ônibus) Tabela de vencimentos do IPVA (automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos)

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%.

Metade do valor arrecadado pertence ao município onde o veículo foi emplacado. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a parcela correspondente à quota-parte estadual vai integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Mudança de acesso aos boletos

Os contribuintes deverão ficar atentos em relação dos documentos únicos de arrecadação (DUAs) para pagamento do IPVA, pois não haverá o envio via correspondência.

A partir de 2018 os boletos deverão ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Os DUAs vão estar disponíveis para emissão a partir de janeiro de 2018.

Caso o pagamento não ocorra dentro do prazo estipulado pelo calendário, o contribuinte estará sujeito à multa e juros, além de ficar com a documentação do veículo irregular.

IPVA mais barato

O IPVA vai ficar em média 3,05% mais barato em 2018, em comparação a 2017, conforme informou a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) nesta quarta-feira (20). A tabela com os valores venais foi divulgada no Diário Oficial.

Os dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Atualmente, a frota tributável do Espírito Santo é constituída de 2 milhões de veículos.

Veja a tabela com os valores venais.

Como calcular

Primeiro, você deve localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 35.500)

Alíquota: 2%

Cálculo: 35.500 x 0,02 (R$ 710 é o valor que será cobrado no IPVA)

No Espírito Santo, por mais um ano, a alíquota para carros de passeio e utilitários será de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus será de 1%. Segundo a Sefaz-ES, os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o país.

Informações: G1 ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: