Durante os dias 11 a 15 de abril os agentes de combate a endemias de Colatina realizaram o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em toda a cidade. O LIRAa, de forma rápida e segura através de estudos estatísticos e probabilidade, consegue medir o risco de epidemia de uma cidade.
O resultado do levantamento mostrou um Índice de Infestação Predial de 0,9% (menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas) o que é considerado de baixo risco paleo Ministério da Saúde. No total foram vistoriados 1998 imóveis. O mosquito Aedes aegypti foi encontrado na forma de larva ou pupa em 20 recipientes, dispostos em 18 imóveis.
O objetivo desse levantamento é identificar também o tipo de criadouro predominante no domicílio, calculado de acordo com o número de focos encontrados nos domicílios vistoriados. A partir do seu resultado, ações mais consistentes e específicas podem ser traçadas, atingindo o foco em sua essência.
Segundo a pesquisa os locais mais encontrados foram: ralos e calhas (35%); caixas e depósitos de água para consumo (30%); vasos, pratinhos e vasilhames (25%); outros locais como depósitos naturais e pneus também foram contabilizados.
Ainda de acordo com o levantamento os bairros que mais apresentaram focos foram: Vila Amélia, Santo Dumont, Santo Antônio, Aeroporto e São Pedro. Esses bairros receberão na próxima sexta-feira (29) um mutirão com limpeza, busca ativa por focos e visitas domiciliares.
É importante frisar que mesmo com o resultado da pesquisa apontando baixo índice de infestação, a população não deve deixar de colaborar no combate ao mosquito e eliminação criadouros. Caixas de água devem ser bem tampadas sempre e os pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colatina