Home > Notícias > Polícia Civil conclui inquérito sobre acidente com o grupo de danças B...

Polícia Civil conclui inquérito sobre acidente com o grupo de danças Bergfreunde

Notícias - 18 de outubro de 2017

A Polícia Civil apresentou nesta quarta-feira (18), por meio de coletiva, a conclusão do inquérito que investigava o acidente na BR 101, em Mimoso do Sul, que resultou na morte de integrantes do grupo de danças alemãs Bergfreunde de Domingos Martins. Onze pessoas morreram e nove ficaram feridas. O motorista do caminhão, causador do acidente, e o proprietário do veículo vão responder pelos crimes de homicídio doloso, 11 vezes, e tentativa de homicídio, nove vezes. O pedido de prisão preventiva foi feito à Justiça.

Segundo o titular da delegacia de Mimoso do Sul, delegado Rômulo Carvalho Neto, o acidente foi causado por uma série de negligências dos indiciados. “Com as investigações descobrimos que em relação ao veículo, a carga estava indevidamente acondicionada na carroceria do caminhão, o veículo não era certificado para o transporte de carga indivisível e também não tinha os requisitos para transportar material deste tipo e os pneus estavam carecas. Já em relação ao condutor, foi verificado que o veículo estava sendo conduzido com excesso de velocidade, a ultrapassagem foi realizada em local proibido para veículos pesados e o motorista não fez o curso de especialização para transporte desse tipo de carga indivisível”, informou.

O chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, e o superintendente de Polícia Regional Sul (SPRS), delegado Faustino Antunes, acompanharam Rômulo Carvalho durante a coletiva e parabenizaram toda equipe pelo trabalho.

“A PCES, seguindo diretrizes do Governo do Estado e da Secretaria de Estado e Segurança Pública, trabalhou com muito zelo, profissionalismo e celeridade para dar uma resposta à sociedade e indicar os culpados. Esperamos que esse fato fique como exemplo para que outras pessoas não venham a cometer esse tipo de crime e que não venham a conduzir cargas de forma irregular dentro do nosso Estado. Além disso, vamos continuar apurando, investigando e fazendo operações para reprimir esse tipo de prática”.

O acidente

O acidente aconteceu no dia 10 de setembro, na BR 101 Sul, em Mimoso do Sul, e envolveu uma carreta, um caminhão, um micro-ônibus e um automóvel. No micro-ônibus estavam os integrantes do grupo de danças alemãs Bergfreunde, de Domingos Martins, voltando de uma apresentação na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Segundo as investigações, o caminhão trafegava no sentido Vitória x Rio de Janeiro carregado com placas de granito, quando ao realizar uma manobra proibida para ultrapassar outro veículo, e estando em velocidade excessiva, perdeu o controle.

Ao tentar retomar o controle do veículo, o motorista efetuou uma manobra brusca que fez com que o caminhão e a carga de granitos pendessem para esquerda, fazendo com que os cavaletes, onde estavam apoiadas as chapas de granitos se soltassem da carroceria do caminhão, atingindo assim o micro-ônibus, que trafegava em sentido contrário.

Em razão disso, o micro-ônibus perdeu o controle, invadiu a contramão e atingiu um caminhão carregado com recipientes vazios de cerveja. O impacto provocou um incêndio que queimou tanto a carreta quanto o micro-ônibus.

Na colisão, outro veículo que trafegava logo atrás do micro-ônibus também foi atingido. Ele chegou a bater em algumas pedras caídas na pista, fazendo com que saísse da via, sem que seus passageiros ficassem lesionados.

Além das vítimas fatais, outras sete pessoas tiveram ferimentos leves e quatro saíram ilesas do acidente. Os motoristas sobreviventes foram submetidos ao teste de etilômetro e todos tiveram resultado negativo. A perícia criminal efetuou os devidos exames no local do fato e nos veículos.

Fonte: Polícia Civil/ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: