Home > Cidade > Qualificação gera mais empregos em Santa Maria de Jetibá

Qualificação gera mais empregos em Santa Maria de Jetibá

Cidade - Emprego - Santa Maria de Jetibá - 1 de outubro de 2015

Texto e fotos de Domicio Faustino.

Santa Maria de Jetibá, ES (02/10/2015) – O saldo de empregos gerados no município de Santa Maria de Jetibá é positivo e, como tem uma economia pulsante, tem atraído pessoas de outras localidades. Um dos maiores medos do trabalhador é ficar desempregado. Isso conjugado com o aumento da exigência de mão de obra mais qualificada e uma economia nacional conturbada, resulta na busca por uma melhor qualificação.

Em 2014, o município gerou 2.699 empregos, no entanto, houve 2.188 desligamentos. Mesmo com uma realidade econômica conturbada o saldo foi positivo de 511 ocupações. De notar que o saldo de geração de emprego no país está em uma linha decrescente desde 2010.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice do desemprego no trimestre encerrado em julho (mai-jun-jul) ficou em 8,6%, um aumento de quase dois pontos percentuais, comparado com o mesmo período do ano passado. Junto com a taxa de desocupação, o salário médio dos trabalhadores também caiu 2,0%. Esses são dados alarmantes.

Estar preparado para enfrentar as dificuldades do mercado econômico levou profissionais de Santa Maria a buscar qualificação. Afinada com isso a Federação das Indústria do Espírito Santo (Findes) fez uma reorganização de suas regionais e instalou no município uma unidade móvel de qualificação com cinco cursos profissionalizantes: operador de microcomputador, eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de automóveis leves, mecânico de manutenção de motocicletas e modelista.

Essa iniciativa também beneficiou profissionais de fora do município. Como é o caso de Raphael Batista de Araújo, de Vitória, coordenador na unidade recém instalada. Ele contou que houve uma grande procura. “O curso de eletricista predial teve a maior procura” disse. “Muitos alunos já trabalham na área do curso, mas mesmo assim, a maioria, não conhece os termos técnicos, o que dificulta a resolução de problemas diários”, complementa.

Apesar do pouco tempo de instalada na cidade, já há estudantes usufruindo dos benefícios. São 130 pessoas matriculadas nos cursos oferecidos e uma das principais vantagens elencadas pela diretora escolar da unidade, Fernanda Soares, é a gratuidade dos cursos.

WP_20151001_010 Lutero Uhlig (32 anos) está na primeira turma de mecânica automotiva na Escola Móvel, em Santa Maria de Jetibá

Este foi um dos motivos que levou Lutero Uhlig (32 anos), de Alto São Sebastião – que fica a 17 quilômetros do Centro, a cursar mecânica automotiva. “É uma oportunidade ter essa escola aqui, perto da gente. Além disso, eu não pago nada para ter uma qualificação de qualidade”, disse. De acordo com a diretora da escola, se Uhlig fosse pagar o curso, teria que desembolsar de R$ 800,00 a R$ 1.400,00 por mês em uma instituição privada, além das despesas para se deslocar até Vitória.

A previsão é a de que a escola fique instalada no bairro de São Luís por um ano, ou seja, até meados de 2016. E como já tem alguns cursos terminando, ainda há oportunidade para mais pessoas se inscreverem. “Quando termina uma turma, abrimos vagas para outra turma”, afirma Soares.

Quem estiver interesse em buscar uma nova qualificação, deve procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social e preencher um formulário de intenção para realizar um dos cinco cursos. Assim que houver a abertura de novas vagas, a secretaria entrará em contato com os interessados inscritos.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021