Home > Notícias > Santa Maria de Jetibá inicia racionamento de água

Santa Maria de Jetibá inicia racionamento de água

Notícias - Santa Maria de Jetibá - Seca - 26 de outubro de 2017

O município de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, passa a fazer racionamento de água a partir desta sexta-feira (27). A distribuição ocorrerá de 6h às 19h no bairro Centro, e das 17h às 7h nos demais bairros.

De acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), responsável pelo abastecimento, a medida foi tomada por causa do baixo nível de água no rio São Sebastião, causado pela escassez de chuva.

**Qualidade da água **Há dias, a água com forte cheiro de cloro e com tom amarelado que chega às residências, tem deixado os moradores do município preocupados. Eles reclamam que as roupas brancas estão ficando manchadas. Receosos, muitos passaram a utilizar água mineral para beber e cozinhar.

É o caso da engenheira ambiental, Idarlete Doeckee, 43 anos, que mora no Centro da cidade, e há duas semanas evita beber a água da torneira tratada pela Cesan. “Estou evitando tomar essa água. Estou comprando água de galão para cozinhar. Quando vou lavar roupa, as mais claras ficam encardidas, e mesmo colocando depois algum alvejante ela não volta ao normal”, relatou.

Ainda segundo a moradora, a água não está suja da forma ‘normal’, e que possui uma textura grossa como óleo. “Parece que têm um óleo na água, e ninguém sabe explicar o que é. A Cesan e a prefeitura até agora não se manifestaram. A Cesan disse que os testes mostraram que a água está normal, e a gente não sabe o que está acontecendo”, afirmou.

**Outro lado **A Cesan informou por meio de nota, que houve um problema operacional na central de tratamento no dia 14 de outubro, mas que não afetou a potabilidade da água, comprovada pelas diversas análises realizadas durante a ocorrência. Ainda segundo a nota, o problema foi solucionado, mas a Companhia vai continuar o monitoramento. A Cesan explicou que está checando a informação sobre a mudança de coloração da água, conforme relatou a moradora.

Também por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá afirmou, que atendendo às normas quanto ao monitoramento da qualidade da água oferecida pela Cesan, a Vigilância Ambiental realizou uma coleta de amostras em alguns pontos da cidade e enviou para análise ao Laboratório Central (LACEN), e que o resultado laboratorial das amostras estará disponível a partir do dia 01 de novembro.

Ainda segundo a prefeitura, a Cesan informou que o principal motivo da alteração no estado físico da água é a escassez de água e o baixo nível do rio, e que uma equipe de técnicos da Companhia estão no município realizando testes para solucionar o problema.

**Com informações do Gazeta Online.

Foto: Stephen Rossi

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: