Home > Notícias > Santa Teresa sediará conferência com o sociólogo Renzo Maria Grosselli

Santa Teresa sediará conferência com o sociólogo Renzo Maria Grosselli

Notícias - Santa Teresa - 7 de abril de 2018

O município de Santa Teresa sediará uma conferência com o sociólogo italiano, escritor e doutor em História, o Renzo Maria Grosselli, que integra a programação dos 40 anos de pesquisa do estudioso, dedicados aos trabalhos sobre os Trentinos no Brasil. O evento ocorre no dia 28 de abril, em local ainda a ser definido.

A iniciativa é uma promoção da Província Autônoma de Trento, com a colaboração da Associação Trentino Nel Mondo que compreende um ciclo de conferências em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo. Além de Santa Teresa, as conferências compreendem também os municípios de Nova Trento e Rio dos Cedros (Santa Catarina), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Santa Olimpia, em Piracicaba (São Paulo), e Vitória (Espírito Santo).

Sobre o estudioso

Renzo Maria Grosselli nasceu em Trento em 12 de janeiro de 1952, formou-se em sociologia pela Universidade de Trento, Itália em 1976, e, em 1998 obteve o título de doutor em pesquisa histórica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Entre o período de 1983 a 1991 morou no Brasil, nos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, onde desenvolveu pesquisas junto aos arquivos públicos de Estado, arquivos das Cúrias Episcopais, arquivos municipais e também privados. Pesquisou também nos Estados do Rio de Janeiro ( antigo arquivo do Itamaraty) e arquivos do Estado de Minas Gerais.

Entre suas principais obras, estão os livros:

– Vincere o Morire – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane – Santa Catarina 1875-1900. Trento, 1986.

– Colonie Imperiali nella Terra del Caffè – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Espírito Santo 1874-1900. Trento, 1987.

– Dove cresce laraucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. Paraná 1874-1940. Trento, 1989.

– Da schiavi bianchi a coloni. Un progetto per Le fazendas – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. São Paulo 1875-1914. Trento, 1991.

– Noi Tirolesi Sudditi Felici di Dom Pedro ll. Trento, 2008.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: