Home > Coluna Pedagógica > Tem um CREI no nosso município: que sorte a nossa!

Tem um CREI no nosso município: que sorte a nossa!

Coluna Pedagógica - 16 de agosto de 2020

Por: Elânia Casagrande

O Centro de Referência de Educação Inclusiva- CREI, foi instituído em 2010, amparado pelo decreto 091/2010. Fundamenta-se e regulamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE – EI), resolução nº 04 de outubro de 2009, e demais orientações nacionais e internacionais relativas à Educação Inclusiva, as quais o Brasil é signatário. Seu público alvo assistido são os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades/superdotação.

O trabalho do Crei é de suma importância, orientando as escolas da rede municipal, mediante as demandas relacionadas aos alunos público-alvo da Educação Especial/Inclusiva, a fim realizar avaliações diagnósticas pedagógicas para identificar as necessidades educacionais específicas, dos alunos.

Além de promover planejamento pedagógico com os professores regentes, de áreas específicas, de AEE, diretores, supervisores, coordenadores de área, auxiliares de educação especial e estagiários de modo a discutir os objetivos e metas dos conteúdos ensinados, além de pensar e (re) pensar práticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, o CREI também fomenta o grupo de trabalho com Pais, Familiares e/ou responsáveis dos alunos público alvo da educação especial que tem como proposta promover um espaço de estudo, reflexão e discussão sobre a Educação Especial/Inclusiva com os membros da equipe do CREI e com profissionais intersetoriais, sobre questões de escolarização de seus filhos.

E ciente que o estudante público-alvo da educação especial é da escola, e não somente do professor especialista, ou do auxiliar de educação especial e estagiário que o acompanha, a equipe oferece formação continuada aberta para todos os profissionais da educação que tenham interesse em participar, pois entende que o motorista, a merendeira, o professor, fazem parte do todo, e produzir conhecimento auxilia no processo de ensino aprendizagem das crianças, de maneira que todos os implicados, compartilhem seus saberes e experiências, resultando em mudanças de atuação nas ações pedagógicas, com temáticas provindas de suas realidades e necessidades.

A demanda é grande, e para suprir a necessidade conta com uma equipe multidisciplinar, englobando diversos profissionais. Realiza parceria com o grupo de pesquisa formação, pesquisa ação e gestão em educação especial (Grufopees) da Ufes, compõe o Cômite de Direitos Humanos e Educação Especial do Estado, bem como outros movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Com o principal entendimento, o aluno público-alvo da educação especial precisa e deve estar incluso na sala comum de ensino.

Com a pandemia, a equipe reinventou-se e passou a gravar vídeos em libras com diversas temáticas. Quer acompanhar o trabalho feito com muito amor, basta seguir o canal Aprender SMJ no You Tube, ou acessar o site www.aprender.pmsmj.es.gov.br, na aba Educação Especial.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: