Home > Pense Nisso > Um passeio socrático

Um passeio socrático

Pense Nisso - 7 de abril de 2018

Por Alfredo Stange.

Para uma campanha de desapego, fico a imaginar quantas coisas, bugigangas, objetos, vestuário, sapatos… guardamos em casa, que só usamos uma vez e até vez nenhuma! Compramos, atendendo uma sugestão ou ordem mental. Quase sempre somos “vítimas” da estratégia de marketing, sobretudo televisivo, que vemos e ouvimos todos os dias, sistematicamente. Compre, compre… aproveite a pechincha… fique mais elegante… e por aí vai.

É tanta pressão e informação, repetidamente chegando à nossa mente, que não há como escapar. Comprar, reclamar, acompanhar determinados programas, fumar, criticar, mentir, dirigir, “tomar um gole”, pela repetição sistemática se tornam programação mental e se tornarão hábitos, desejos ou “necessidades”, alimentadas todos os dias pelo pensamento. O “vazio da alma”, a falta de ocupação, a dominação pela tristeza, repetidamente, têm consequências similares. Pela repetição, alguns programas se tornam vícios e todos nós sabemos o quanto é difícil curar vícios.

No âmbito da política, percebe-se que algumas mentiras ou promessas são ditas com tanta convicção – e repetição – que se tornam “verdades” para os políticos que as dizem e que com elas vão influenciando os eleitores. Inverter este estado de compulsão por compra ou vícios, requer muito esforço, muita força de vontade, exercício mental e tratamento psicológico.

Ufa! Comecei o texto com “desapego” e cheguei a “tratamento psicológico”. Bela amarração não acha? Mas, o melhor é o que refiro agora: o grande filósofo SÓCRATES, tinha o hábito de, todos os dias, dar uma passada pelos mercados de Atenas e, sempre abordado pelos vendedores, repetia costumeiramente: “Estou apenas olhando e confirmando, quanta coisa tem aqui de que não preciso para ser feliz”.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
DIA DO COLONO
Pense nisso
DIA DO COLONO4 de agosto de 2022
SOLO E ÁGUA
Pense nisso
SOLO E ÁGUA5 de julho de 2022
DESCANSAR É PRECISO... TAMBÉM!
Pense nisso
DESCANSAR É PRECISO... TAMBÉM!7 de junho de 2022
ÁGUA
Pense nisso
ÁGUA4 de abril de 2022