Home > Agricultura > Alimentos descartados na Ceasa vão parar na mesa de mais de 21 mil pes...

Alimentos descartados na Ceasa vão parar na mesa de mais de 21 mil pessoas carentes

Agricultura - Notícias - 17 de maio de 2018

As frutas, as verduras e os legumes que estão próprios para o consumo humano mas foram descartados na comercialização por estarem com pequenos arranhões, maduros demais, ou que não foram vendidos no dia saem da Ceasa/ES e vão parar na mesa de mais de 21 mil pessoas carentes.

Isso acontece por meio do programa social “Mesa Brasil Sesc/ Banco Ceasa de alimentos”, uma parceria entre as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/ES), que promove doações para mais de 130 entidades sociais cadastradas no Programa.

Os alimentos arrecadados são de doações de produtores rurais e fornecedores que comercializam na central capixaba e empresas do ramo alimentício. Os produtos são transportados para o galpão de armazenagem do Programa, onde as nutricionistas avaliam, contabilizam e fazem a distribuição de acordo com o público e a necessidade de cada entidade social.

O Programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, assistidas por entidades sociais cadastradas, que utilizam os alimentos nas preparações das refeições ou, no caso de atendimento às famílias com a de distribuição de cestas.

Para o diretor-presidente da Ceasa/ES, João Luiz Miossi, o Programa é muito importante para evitar o desperdício de alimentos. “Somente neste mês, foi arrecado no Programa quase 28 toneladas de alimentos, que antes eram descartados por produtores rurais e comerciantes, e que hoje ganham um destino feliz que é alimentando quem precisa.”, ressalta Miossi.

De acordo com a subcoordenadora do Mesa Brasil Sesc, Vanessa Baptista Massini, o Programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para a diminuição do desperdício, bem como reduzindo a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, assistidos por instituições sociais.

Serviço

Os alimentos podem ser doados no próprio Programa que fica na Unidade Cariacica da Ceasa/ES ou podem ser recolhidos em propriedades rurais com agendamento prévio pelo telefone: (27)3136-2330.

Fonte: Ceasa/ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas variedades
Agricultura
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas va...17 de setembro de 2019
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?
Agricultura
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?1 de agosto de 2019
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício ao setor
Agricultura
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício a...3 de julho de 2019
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo
Agricultura
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo18 de fevereiro de 2019