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Asfalto no Centro completa o primeiro aniversário

Cidade - Geral - Notícias - Obras - Santa Maria de Jetibá - 11 de abril de 2016

Por Domicio Faustino

Dirigir veículos em qualquer parte do mundo é simples: basta saber o que significam as sinalizações de trânsito! Por isso é que nas escolas se ensinam as regras do trânsito e, sobretudo as sinalizações verticais e horizontais. Grosso modo, placas e pinturas na pista e código de trânsito.

Em Santa Maria de Jetibá, no entanto, os motoristas enfrentam dificuldades para se locomover dentro da cidade, visto que as sinalizações horizontais só existem em poucos locais das ruas recém asfaltadas, regras são atropeladas e falta fiscalização. Porém, o asfaltamento de oito ruas no centro da cidade completa um ano neste mês. Foi em março de 2015, que a prefeitura anunciou o investimento de R$ 1,6 milhão de reais para mudar a pavimentação, com prazo de 120 dias para conclusão. Um ano já se passou e ainda falta fazer as necessárias sinalizações. Mas, apesar disso, o governo municipal acaba de anunciar que asfaltará mais ruas, desta vez em São Luiz, Vila Jetibá e Vila Nova.

De notar que o Código Brasileiro de Trânsito, Lei Federal 9.503/1997, art.88, diz que: “Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação”.

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Na ocasião do lançamento das obras, no ano passado, o prefeito Eduardo Stuhr disse que o calçamento estava danificado e isso dificultava a limpeza e que estava preocupado com a sinalização das vias. “Por isso estamos investindo no asfaltamento. O asfalto tem mais durabilidade, a sinalização vai ficar visível e a mobilidade vai melhorar, além de trazer qualidade de vida para o município”, salientou.

Efetivamente, sinalização horizontal é importante para ordenar e canalizar o fluxo de veículos, orientar o fluxo de pedestres, orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como, geometria, topografia e obstáculos, complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando enfatizar a mensagem que o sinal transmite e regulamentar os casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A falta de sinalização adequada, portanto, gera confusão no trânsito, desde o pedestre ao motorista.

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“Com o asfalto o percurso melhorou, porém, não temos sinalização adequada. São placas depredadas e sujas, ruas mal sinalizadas e, em vários lugares onde há sinalização o mato toma conta. Faltam faixas de pedestres e onde tem estão apagadas. Seria ideal fazer faixas elevadas, pois além de servirem aos pedestres, diminuiriam a velocidade dos veículos automotores”, desabafa a pedagoga Simone Holz Loose, 28 anos (foto).

Por outro lado, a falta de sinalização leva a que motoristas ocupem locais impróprios para estacionar. Principalmente, os motoristas que nos visitam. “Sou motorista e tenho consciência, mas infelizmente muitos não têm e estacionam em qualquer lugar, a maior parte das vezes em locais proibidos, mas não lhes acontece nada. Não são advertidos nem são multados porque não há fiscalização. É por isso que o trânsito nunca melhora e só piora se continuar assim! A dificuldade é ainda maior para quem não conhece a cidade”, disse Loose.

Ela também lembrou que não há calçadas cidadãs na cidade. Se há são poucos metros. “As calçadas, estão muito piores, sem acessibilidade nenhuma e onde tem lugar para cadeirante subir, estacionam carros na frente, não tem fiscalização”.

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O Governo Municipal se manifestou em nota enviada por e-mail dizendo que já há um projeto de sinalização pronto. “O projeto já está pronto e deve ser apresentado aos moradores muito em breve. Assim que aprovado pelos moradores os serviços começam imediatamente. Todas as ruas receberão pinturas de faixas, locais específicos para estacionamento de carros e motos, etc.”, disse a nota. Além de ser aprovado pela população, as sinalizações precisam do aval do Detran, pois a Polícia Militar pediu que o projeto fosse alterado.

A Prefeitura alega ainda que não sabe quanto será gasto e nem o prazo para finalizar as sinalizações, pois a responsabilidade é do Governo Estadual. “A obra de sinalização será do Governo do Estado. Não tem como te falar o valor do investimento. O Governo do Estado já tem uma empresa licitada para realização deste serviço. O valor da sinalização não tem nada haver (sic) com o asfaltamento”, explica em nota.

Outro problema enfrentado no trânsito de Santa Maria é a falta de áreas específicas para ciclistas que, por isso, dividem espaço nas vias com os carros e os pedestres. “Temos muitos ciclistas, mas não temos ciclovias, o poder público deveria pensar nisso, pois além de ser sustentável, é também uma atividade física”, opina Loose.

Já os taxistas da cidade disseram que pediram à prefeitura para fazer a sinalização horizontal na área reservada aos taxis, mas depois de frustrados, tomaram a iniciativa e compraram as tintas e eles mesmos pintaram o asfalto.

A Prefeitura também esclareceu que foram realizadas diversas obras de melhoria na sinalização da cidade, como os novos semáforos de LED com temporizadores e faixas elevadas. “Até o momento foram instaladas duas (faixas elevadas), uma em frente à Igreja Luterana, onde temporariamente está funcionando o jardim de infância Pommer, e outro em frente à Escola de São Luiz. Outros pontos da cidade ainda receberão a instalação destas faixas elevadas”, disse.

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