Home > Notícias > Barbeiros transmissores de Chagas são encontrados em Venda Nova

Barbeiros transmissores de Chagas são encontrados em Venda Nova

Notícias - Venda Nova do Imigrante - 31 de março de 2018

Nestes primeiros três meses de 2018, quatorze insetos conhecidos com barbeiro contaminados com o protozoário causador da doença de Chagas foram encontrados em Venda Nova do Imigrante, na Região Sul-Serrana do Espírito Santo. A doença é grave e não tem cura, mas tem tratamento se for descoberta logo.

O causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi, que é parasita do barbeiro. O Espírito Santo registrou um caso da enfermidade no ano passado.

Em Venda Nova, de janeiro a março já foram encontrados 30 insetos, mas 16 não estavam contaminados. “É importante se manter alerta, observar se eles estão na região domiciliar. A preocupação é que não se encontre uma colônia dentro de casa. Um sozinho não é motivo para preocupação”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária da cidade, Camila Zandonadi.

Os barbeiros costumam ficar escondidos em regiões de mata, mas à noite, se estiverem perto das cidades, são atraídos pelas luzes e podem ficar escondidos em áreas urbanas.

O bombeiro Guilherme Perim já encontrou três na casa dele. Dois estavam no quintal e um estava andando sobre uma das camas. Ele capturou os insetos e levou para a Secretaria Municipal de Saúde. “Falaram que não estavam contaminados, e isso já deixou a gente um pouco aliviado”, disse.

A orientação da Vigilância Sanitária é capturar os insetos, colocar em um pote de plástico com um furo para que eles possam respirar e levar para a Secretaria de Saúde, para que sejam analisados em laboratório. O resultado do exame é sempre passado para o morador, segundo Camila Zandonadi. Quando são encontrados ninhos de barbeiro, a prefeitura providencia a dedetização.

Fonte: G1 ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: