Home > Agricultura > Bombas lacradas para proibir irrigação de lavouras em Santa Teresa

Bombas lacradas para proibir irrigação de lavouras em Santa Teresa

Agricultura - Agronegócio - Cidade - Desastre Ambiental - Notícias - Santa Teresa - 17 de maio de 2016

Em Santa Teresa, uma força-tarefa sob o comando da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) começou ontem sexta-feira (13) a lacrar todas as bombas de irrigação e poços artesianos ao longo da bacia do rio Santa Maria do Doce.

A suspeita de que agricultores continuam a molhar lavouras à noite, mesmo sob proibição da Agerh, foi o motivo que levou a força-tarefa – formada pela Polícia Militar, fiscais da Agerh, Idaf e Ministério Público Estadual (MP-ES) – a fechar as bombas em Santa Teresa e São Roque do Canaã.

“Devido à seca, a captação de água nos rios e córregos da região é somente para consumo humano e sobrevivência dos animais”, frisou a promotoria de Justiça de Santa Teresa, Vera Lúcia Murta Miranda.

Um acordo comunitário para o uso controlado da água nos rios chegou a ser assinado entre as autoridades e os produtores rurais. “Não foi cumprido, por isso a Agerh fez a determinação.” Em alguns trechos, o rio Santa Maria do Doce secou. Em São Roque, carros-pipas estão abastecendo a estação de tratamento de água há mais de um mês.

Em Aracruz, água para os 54 mil só em dias alternados. Sistema de rodízio no abastecimento já está em prática e não há prazo para terminar. Situação será avaliada a cada 30 dias.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) adotou o sistema de rodízio no fornecimento de água para quem mora na cidade de Aracruz, no Norte do Estado. A medida atinge 54 mil habitantes que residem na sede da cidade. Desde a última quinta-feira, os moradores passam a ter água dia sim, dia não. A cidade foi dividida em duas zonas de abastecimento, e cada uma delas deixará de receber água tratada entre 5 e 23 horas, de segunda-feira a domingo, em dias alternados.

Aracruz fornece água em dias alternados Aracruz fornece água em dias alternados

Fonte: A Tribuna

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas variedades
Agricultura
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas va...17 de setembro de 2019
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?
Agricultura
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?1 de agosto de 2019
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício ao setor
Agricultura
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício a...3 de julho de 2019
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo
Agricultura
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo18 de fevereiro de 2019