Home > Notícias > Bonecos gigantes dão vida ao carnaval em Santa Leopoldina

Bonecos gigantes dão vida ao carnaval em Santa Leopoldina

Notícias - Santa Leopoldina - 12 de fevereiro de 2018

Há 15 anos uma tradição se repete no carnaval da pacata Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo: bonecos gigantes são levados para as ruas e dão um diferencial aos festejos na cidade. A criatividade sai das mãos do artesão Carlos Alberto Pereira, o Bebeto, que disse se inspirar nas alegorias de Olinda.

O bloco saiu para as ruas na noite deste domingo (11) e continua nos próximos dias do feriado. Para garantir a alegria dos foliões, principalmente as crianças, o trabalho começa dois meses antes do carnaval.

“Eu procuro fazer os bonecos com características dos povos da região, como pomeranos e italianos. Todo mundo sempre fica naquela expectativa para saber qual será o boneco novo e sempre tem coisa nova. Depois de tudo pronto, ver o trabalho na rua é uma emoção muito grande”, falou Bebeto.

Mas além dos bonecos com a “cara do povo”, personagens tradicionais de carnaval também são retratados por Bebeto, como o pirata, o palhaço, Carmen Miranda, o malandro do Rio de Janeiro e até mesmo o papagaio Louro José.

O boi preto e a mulinha são os personagens tradicionais. Bebeto está com 72 anos, mas ainda aguenta carregar um peso de quase 12 kg. “Levo a mulinha até o fim do bloco. Ela é o meu xodó. São quatro dias brincando sem parar”, comemorou o artesão.

Fantasias

Para todo mundo ir fantasiado ao bloco da cidade, a professora Eliamara Ribeiro tem um acervo de roupas divertidas que ela faz questão de emprestar.

“Juntamos um grupo, fizemos as sainhas de tule, eu pintei umas blusas e umas camisas. Algumas mães compraram as roupas. Tudo para montar um bloco bem bonito”, disse a professora.

O professor de educação física Gustavo Pereira, por exemplo, recorreu ao acervo de Eliamara para ir ao bloco da noite deste domingo (11). Ele escolheu uma de unicórnio, uma das fantasias mais usadas no carnaval deste ano. “O unicórnio é o sucesso do momento”, falou o professor.

Fonte: G1 ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: