Home > Farmaceuticando na Estética > Chocolate: vantagens e desvantagens quanto à estética

Chocolate: vantagens e desvantagens quanto à estética

Farmaceuticando na Estética - 7 de abril de 2018

Por Fernanda Volpi, farmacêutica esteta.

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano por seu alto consumo de doces, sobretudo ovos de chocolate. No Brasil, apesar dos últimos três anos terem tido quedas nas vendas desse segmento, este ano a indústria apostou com tudo na diversificação de produtos e preços estimando uma produção maior do que no ano passado que foi de 9 mil toneladas, equivalente a 36 milhões de ovos. Porém, este alto consumo continua suscitando dúvidas sobre se o chocolate faz bem ou mal à saúde. Aqui, vamos falar um pouco sobre suas vantagens e desvantagens quanto à “estética”.

O chocolate é um derivado do cacau, produzido com o fruto do cacaueiro, árvore típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal de cultivo principalmente nas regiões do Espírito Santo e Sul da Bahia. Pelo seu alto teor de flavonoides tem função antioxidante, ou seja, inibe o ataque dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Quanto mais puro o cacau, menos teor de açúcar possui.

Existem alguns mitos sobre o chocolate: gera “espinhas”, acne? Não há estudos que o relacionem, pois a Acne é um distúrbio hormonal. Porém, o melhor é evitar consumo excessivo, pois o cacau possui gordura saturada que pode levar ao aumento da acne. No entanto, ingerir um quadrado de tablete por dia, de chocolate 50% cacau ou mais, é indicado e, às vezes, pode até amenizar a acne.

O chocolate diet não engorda? Apesar de não possuir açúcar ele possui maior teor de gordura e pode, sim, resultar no aumento daquela gordurinha localizada. O chocolate é um alimento funcional? Sim. Porém, somente a versão amarga, que além de função antioxidante tem a função anti-inflamatória para os vasos sanguíneos.

O chocolate reduz colesterol? A gordura do cacau é uma “gordura do bem”, que contém ácido esteárico e ácido oleico que não aumentam a gordura ruim e até podem reduzi-la. O chocolate alivia a TPM? Sim, e o humor também, principalmente o chocolate amargo, por possuir substâncias neurotransmissoras que vão atuar no sistema nervoso central ativando o bem-estar e melhorando o humor.

E para quem ainda está em ritmo de Páscoa e quer aproveitar tudo, na Estética existem máscaras de chocolate que atuam com poder antioxidante, hidratante e revitalizante, proporcionando bem-estar e melhora da pele, sendo muito indicadas para peles ressecadas, pós-sol e desvitalizadas. Porém, devem ser evitadas em peles muito acneicas.

Para quem exagerou na Páscoa com os chocolates, calma! Temos uma solução que funciona muito bem, que são as sessões destoxificantes junto com os nutracêuticos que auxiliam na retirada do excesso de inchaço; e tratamentos estéticos à base de argilas e cosméticos ortomoleculares, além de equipamentos tecnológicos associados para redução da gordurinha que ficou em excesso, ou as limpezas de pele profundas para equilibrar a pele e controlar a oleosidade excessiva.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: