Home > Cidade > Chuva deve continuar em Santa Maria de Jetibá e no estado pelos próxim...

Chuva deve continuar em Santa Maria de Jetibá e no estado pelos próximos dias

Cidade - Geral - Notícias - Santa Maria de Jetibá - Seca - 20 de janeiro de 2016

CHUVA (2) Agricultura começa a se recuperar do longo período de estiagem. Foto: Romildo Braum/Pomerana FM

Janeiro ainda não acabou, mas grande parte do Estado já teve a chuva esperada para o mês inteiro. É o que constatou a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Um aviso meteorológico especial, publicado desde a semana passada e atualizado constantemente, adverte os capixabas com relação às condições do tempo: “Até o próximo domingo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve atuar sobre o Espírito Santo. A previsão de tempo indica que as chuvas serão frequentes durante os próximos dias, podendo ser moderadas a fortes em alguns momentos, resultando em acumulados significativos de precipitação em alguns trechos do Estado ao longo deste período”.

Em Santa Maria de Jetibá, onde a crise hídrica quase secou o principal rio que abastece a cidade, obrigando o município a realizar mudanças na captação de água dos rios, já chove diariamente há quase uma semana, aliviando a seca também na agricultura. Autoridades ambientais e empresas chegaram a discutir a adoção de um sistema de rodízio no abastecimento, que por várias vezes passou por interrupções no fornecimento. Mesmo com a chuva, o governo do estado prorrogou na tarde desta terça-feira (20) o período de restrições na captação de água por mais 30 dias (leia mais).

Segundo a Climatempo Meteorologia, há previsão de chuva durante todos os próximos 6 dias no município pomerano, com acumulados de 50mm para esta quarta (20), 25mm para amanhã e de mais 89mm totais nos demais 5 dias de chuva, até a próxima terça (26). Cada milímetro de chuva previsto equivale a 1 litro de água de chuva captada por metro quadrado. Desde a tarde de terça-feira (19) e a manhã desta quarta-feira (20), a Região Noroeste foi a que registrou o maior acumulado de chuva entre todas as regiões capixabas. Destaque para os municípios de Água Doce do Norte, 70mm; Mantenópolis, 65mm; Barra de São Francisco, 64mm e Ecoporanga, 56mm.

As maiores alturas pluviométricas registradas na Região Metropolitana da Grande Vitória no mesmo período, foram:

Vitória: Mário Cypreste, 43 mm / Vale do Mulembá, 40 mm / Jardim Camburi, 38 mm

Serra: Carapina Grande, 47 mm / Planalto Serrano, 42 mm

Cariacica: Itaquari, 47 mm / Santa Luzia, 45 mm

Vila Velha: Vila Garrido, 39 mm / Centro, 37 mm

Viana: Areinha e Jucu, 59 mm

Guarapari: Aeroporto, 59 mm

Fundão: São José, 54 mm

“A chuva deve persistir durante os próximos dias, variando de intensidade, mas cessando durante alguns períodos”, disse Bruce Pontes, meteorologista do Incaper. Pelo fato de já ter chovido bastante em algumas áreas, especialmente da Região Serrana, Noroeste e Grande Vitória, o Incaper recomenda atenção especial para as localidades mais vulneráveis a deslizamentos de terra, alagamentos e demais transtornos decorrentes do tempo instável provocado pela ZCAS. Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Fonte: Incaper (com adaptações)
COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021