Home > DBem Mulher > 5 PERGUNTAS PARA FAZER ANTES DA CIRURGIA PLÁSTICA

5 PERGUNTAS PARA FAZER ANTES DA CIRURGIA PLÁSTICA

DBem Mulher - Notícias - 2 de maio de 2019

A realização de uma cirurgia plástica, para muitas mulheres, é a realização de um grande sonho. Entretanto, por envolver uma série de fatores, até então desconhecidos, e por ser um verdadeiro investimento no corpo, é essencial que a paciente conheça todo o procedimento a que será submetida, desde a consulta pré-operatória até à recuperação plena. Desta forma, ela se sentirá mais segura e entenderá melhor cada parte do processo.

O primeiro passo antes da cirurgia plástica

O primeiro passo é a consulta pré-operatória. O médico, no ato da avaliação, irá esclarecer todas as dúvidas e explicará as demais informações para que você entenda o que vai acontecer dali para frente. Na hora da consulta recomendamos que você leve uma listinha com todas as suas dúvidas anotadas, pois na hora na avaliação é comum que a ansiedade, e até mesmo o nervosismo, façam esquecer as perguntas.

Pensando nisso, o Cirurgião Plástico, Rodrigo Rizzo, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, separou as perguntas mais importantes a serem feitas para o profissional da área. Confira:

  1. Como ocorrerá o procedimento?

Incluem-se o posicionamento das cicatrizes, os tipos de pontos utilizados, as modalidades anestésicas, o uso ou não de implantes (próteses) e drenos, cirurgias combinadas…

  1. O que devo fazer no pré-operatório?

Deve-se saber que exames serão necessários, laboratoriais, de imagem como ultrassonografia e mamografia, avaliações clínicas pré-anestésicas (risco cirúrgico), medicações a serem utilizadas, medicações a serem interrompidas bem como o tempo. Qual o jejum necessário…

  1. O que fazer no pós-operatório?

Quando e como se dará a alta hospitalar, qual o tempo de repouso, posições e movimentos a serem adotados, tempo para voltar ao trabalho, exercícios, cuidados com a cicatriz e com as áreas arroxeadas, drenagens linfáticas, uso de malhas compressivas, alimentação, medicações utilizadas, proteção solar. Tempo médio do edema e da maturação cicatricial…

  1. Quais os riscos dos procedimentos?

As Cirurgias Plásticas, por serem na maioria das vezes em pacientes saudáveis, só devem ser realizadas na melhor das condições para se evitarem complicações. Mesmo assim, apesar de incomuns, elas existem e devem ser sempre faladas aos pacientes: seroma (acúmulo de líquidos), hematomas (acúmulo de sangue), necrose de pele, deiscência (abertura de pontos), quelóides e cicatrizes inestéticas, rejeição de implantes e materiais sintéticos como fios de sutura, trombose, embolia pulmonar, assimetrias, entre outros…

  1. É possível chegar ao resultado esperado?

Para se obter êxito numa cirurgia, toda a subjetividade dos resultados esperados deve ser informada ao cirurgião, que deve compreender e analisar o que a/o paciente está pedindo. A vontade dele/a é muito importante para uma decisão do cirurgião, portanto deve-se chegar a um consenso. O grande desafio é o cirurgião entender as queixas e, ao mesmo tempo, equilibrar isso aos padrões corporais do/a paciente.

Por Diúlia Berger.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
As coisas que ninguém me contou
DBem Mulher
As coisas que ninguém me contou5 de outubro de 2020
Uma digital influencer de sucesso
DBem Mulher
Uma digital influencer de sucesso9 de setembro de 2020
Na cozinha...
DBem Mulher
Na cozinha...16 de agosto de 2020
Queda de cabelo feminino
DBem Mulher
Queda de cabelo feminino14 de julho de 2020