Home > DBem Mulher > Exercitando a felicidade

Exercitando a felicidade

DBem Mulher - Notícias - 17 de outubro de 2019

Querida leitora é com um prazer enorme que escrevo aqui, desta vez para falar sobre “felicidade”. Acabamos de sair de um mês muito importante em que diversas entidades e o comércio se mobilizaram em prol de uma causa nobre: “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. Atualmente sentimentos de tristeza, estresse, ansiedade e solidão são algo muito comum. O ritmo de vida, cobranças e diversas questões do quotidiano, podem causar esses diversos mal-estares, por vezes persistentes, fazendo com que muitas pessoas recorram a medicações e/ou soluções radicais para “tentarem sanar” a dor emocional. Contudo não é mais segredo que a prática de exercícios físicos pode ser uma grande aliada para lidar com esses males, inclusive em casos crônicos. Diversas pesquisas científicas já apontam que com atividades físicas regulares os níveis de endorfina no organismo ficam mais elevados.

Bom, mesmo que você já tenha ouvido falar disso, talvez ainda tenha dúvidas sobre o assunto. Para tirar essas interrogações e te mostrar, de forma mais clara, como praticar esses exercícios que podem te ajudar a ter mais satisfação e prazer de viver, fiz uma rápida pesquisa.

Segundo Daniel Frota, médico endocrinologista, a ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro. O número de estudos sobre a endorfina vem sendo bastante incrementado ultimamente, mas, por essas pesquisas serem realizadas na maioria das vezes em animais, muitas dúvidas ainda persistem. O que se sabe, com certeza, é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e, ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Durante a atividade física, a endorfina é essencial para causar a sensação de prazer, comum aos atletas de longa data. Ela melhora a motivação e a performance durante o treino em si, pois o indivíduo sente imediatamente os benefícios do exercício extenuante que está realizando. Causando uma explosão de euforia e força de vontade, a endorfina é essencial para a maximização dos efeitos benéficos da atividade física. Justamente por isto, muitas pessoas relatam ser “viciadas” na rotina de academia por causa dessa sensação de prazer e bem-estar constantes. Porém, como é um hormônio produzido naturalmente, não há malefício no excesso de endorfina. Então mulher, levanta a cabeça e bora malhar!

*Por Diúlia Berger. *

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
As coisas que ninguém me contou
DBem Mulher
As coisas que ninguém me contou5 de outubro de 2020
Uma digital influencer de sucesso
DBem Mulher
Uma digital influencer de sucesso9 de setembro de 2020
Na cozinha...
DBem Mulher
Na cozinha...16 de agosto de 2020
Queda de cabelo feminino
DBem Mulher
Queda de cabelo feminino14 de julho de 2020