Home > Cidade > Exposição sobre vida e obra de Johannes Bugenhagen pode vir para a Reg...

Exposição sobre vida e obra de Johannes Bugenhagen pode vir para a Região Serrana do Estado em 2017

Cidade - Cultura - Educação - Eventos - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 16 de junho de 2016

Para celebrar os 500 anos da Reforma Luterana, o professor doutor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tem a possibilidade de trazer para os municípios da Região Serrana do Estado a exposição “Doctor Pomeranus: vida e obra de Johannes Bugenhagen (1485-1558)”, humanista e grande reformador da Pomerânia.

Essa é uma parceria entre as cidades serranas com a Igreja Evangélica Luterana do Norte da Alemanha, com sede em Greifswald e sob a direção do pastor doutor Hans-Jürgen Abromeit, também presidente da Fundação Johannes Bugenhagen. Por saber do interesse pelo intercâmbio com os brasileiros, Hans-Jürgen ofereceu ao professor Rodrigo Paiva a possibilidade de organizar e fa4c0aa8a0084eeb8fae3bc4745a8789_Lrealizar a exposição. O professor Rodrigo possui doutorado pela Escola de Belas Artes de Berlim, hoje Universidade de Artes de Berlim.

O professor Rodrigo Paiva, do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES, deu uma palestra, na última sexta-feira (10), durante a Semana Cultural de Domingos Martins. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural (antigo Hotel Imperador). Participaram da palestra pastores da Igreja Luterana e um grupo da Comunidade de Santa Maria de Marechal, da Igreja de São José. Foi um belo encontro entre católicos e luteranos em busca de conhecimento e da história.

SAIBA MAIS:

A partir do livro Pomerânia (1518), de Johannes Bugenhagen, e do Croÿ-Teppich (Tapetum Concordiae ou Tapete da Concórdia), realizado entre 1554 e 1556, a palestra procurou elucidar alguns aspectos da cultura e da sociedade, das artes e da história, da religiosidade e da política do Norte da Alemanha, no contexto da reforma protestante da primeira metade do século XVI.

Como teólogo e humanista pomerano, Bugenhagen é autor do primeiro testemunho que se tem notícia sobre a geografia humana da Pomerânia. Ao lado de Philipp Melanchthon e Martim Lutero, Bugenhagen está figurado na tapeçaria Croÿ, como um dos mais importantes reformadores alemães, além de um dos responsáveis pela conciliação entre as dinastias saxãs e pomeranas.

Após seus estudos em Greifswald e sacerdócio em Treptow, Bugenhagen se associa em 1521, às ideias de Lutero. Em 1522, foi pioneiro em se casar e, em 1523, tornou-se pastor da Igreja Evangélica de Wittenberg. Em seguida, assume uma cátedra na universidade da mesma cidade, assim como a Superintendência da Cúria da Saxônia, além de autor dos estatutos das Igrejas Luteranas da Dinamarca, da Noruega e das regiões de Braunschweig, Braunschweig-Wolfenbüttel, Hamburgo, Hildesheim, Holstein, Lübeck, Pomerânia e Schleswig.

Bugenhagen foi confessor de Lutero, sacerdote do casamento dele com Katharina von Bora e do batismo de seus filhos.

Atualmente, a tapeçaria Croÿ está em exposição no Museu da Pomerânia e mede 6,9 metros de altura x 4, 46 metros de largura. O tapete é todo confeccionado em ouro, prata linho e seda. “Esse é o maior símbolo de união entre a Saxônia e a Pomerânia”, disse o professor Rodrigo Paiva, durante a palestra.

Fonte: Noticiacapixaba.com

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021