Home > Agricultura > Hartung assina decreto para construção de barragens no interior

Hartung assina decreto para construção de barragens no interior

Agricultura - Agronegócio - Cidade - Eventos - Notícias - Obras - Todas - 28 de fevereiro de 2016

O governador Paulo Hartungassinou, nestesábado (27), o decretoqueconsideraempreendimentos de interesse social as barragensconstruídas, e a construir, com fins agropecuários eouusosmúltiplos, licenciadaspeloInstituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). A assinaturaaconteceudurante encontrorealizadonacomunidade de Jacu, em Cachoeiro de Itapemirim. O eventoreuniumais de 500 produtoresrurais deváriasregiões do Estado e foiorganizadopelogrupoAgriculturaForte ES, quereúne, além de produtores, liderançasrurais e representantes de entidadesligadasaosetor.

Naprática, o decretovaifacilitar a implantação de barragens noEspírito Santo aoregulamentar a construçãodessesequipamentos em áreasquepossuemtrechos de vegetação emestágiomédio de regeneração, mantendo-setodas asexigênciasdalegislaçãoambiental. O decretoatende a umareivindicaçãofeitapelasentidades do setoragropecuário. Oencontrodestesábado (27), contou com a participação,também, do secretário de EstadodaAgricultura, Abastecimento,Aquicultura e Pesca, OctacianoNeto, do diretorpresidentedaAgênciaEstadual de RecursosHídricos (Agerh), Paulo Paim, e do diretorpresidente do Incaper, WanderleyStuhr.

O objetivo do eventofoiaprofundar o diálogoentre o Governodo Estado e o setoragropecuáriocapixaba. O governador PauloHartungexplicouque o PoderExecutivoEstadualtematuadonabuscaporalternativasparaauxiliar a agriculturacapixaba asuperarosatuaisdesafios, principalmente, a crised’àgua.Hartungdestacouqueéimportante a sociedademodificar asrelações de consumo com osrecursoshídricos e avançarnaconsciência e respeitoaomeioambiente.

“Viemosnesteimportanteeventoparadetalhar as políticasquedesenvolvemospara o homem do campo. Éimportanteconscientizar a todossobreosdesafiosexistentes. Estamosvivenciando um períodoclimático de eventosextremos e, nestecontexto, além de recuperar o meioambiente, temosquecriaralternativas. O Governosozinhonãovai resolver osproblemas.Énecessário a sociedadeestarmaisconsciente e engajada“,ressaltou.

O secretário de EstadodaAgricultura, OctacianoNeto,apresentou o investimento de R$ 60 milhõesque o Governovaifazerfaté o final de 2018 naconstrução de pelomenos 60barragens no interior. “Mesmo no momento de crisefinanceiravividapeloEstado e pelopaís, o Governo do Espírito Santo estáconseguindoiniciarinvestimentosimportantespara oenfrentamentodacrisehídrica. Nossaprioridadeparaospróximosanoséinvestirnareservação de água. Enfrentamos apiorcrisehídrica de dahistória do Estado. Umarealidadequeestarácadavezmaispresente em nossodia a diadaquiprafrente. Porisso, osinvestimentosparaaumentar a segurançahídrica dos capixabassãofundamentais”, afirmou.

OctacianoNetoressaltouque as políticas públicas que estão sendo implementadas pela Seag estão conectadas com osanseios dos produtores. “A estrutura da Seag ganhou o reforço de duas novas gerências. São oito engenheiros e dois técnicosque estão trabalhando exclusivamente com a questão dasbarragens. Além disso, éimportante frisar que estamos emdiálogo permanente com todososrepresentantes do setoragropecuário”, destacou

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas variedades
Agricultura
#AGROCULTURA: Arábica x Conilon – Conheça a diferença entre as duas va...17 de setembro de 2019
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?
Agricultura
Sindicato? Como funciona? Quem paga as Contas?1 de agosto de 2019
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício ao setor
Agricultura
Ruralistas articulam acordo para retirar da reforma fim de benefício a...3 de julho de 2019
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo
Agricultura
Cursos formam mão de obra qualificada para atuar no campo18 de fevereiro de 2019