Home > Notícias > Idosos participam de baile de Carnaval em Santa Maria de Jetibá

Idosos participam de baile de Carnaval em Santa Maria de Jetibá

Notícias - Santa Maria de Jetibá - 8 de fevereiro de 2018

Um baile de carnaval reuniu cerca de 250 idosos em Rio Possmoser, na tarde de ontem (07). O evento, realizado pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Adultos e Idosos de Santa Maria de Jetibá, trouxe bastante divertimento e confraternização para os usuários. Outra atividade semelhante está agendada para amanhã, às 13h, na Centro de Vivência localizado na Sede.

Segundo a secretária de Ação Social, Nelcelina Espíndula, o objetivo do serviço é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Atualmente são nove polos, contendo cerca de 600 idosos, com encontros semanais ou quinzenais, com direito à ginástica, artesanato, coral e grupo de danças.

“Trata-se de um serviço de Proteção Social Básica, que possui caráter preventivo, na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de risco social e isolamento.

Outra iniciativa importante para a reinserção dos idosos nas atividades do Serviço são as visitas realizadas às casas dos ex-usuários. Recentemente, foram feitas 36 visitas, a maioria em localidades do interior, para diálogo com 55 idosos.

“Muitos param de frequentar o serviço por questões de saúde, mas depois que melhoram desanimam de voltar. Por isso, diante da necessidade vista por nossa equipe, passamos a fazer essas visitas, sempre acompanhados de alguém conhecido da comunidade e representantes da diretoria da melhor idade e do Conselho Municipal do Idoso para facilitar a aproximação e facilitar a localização”, afirma a cuidadora de idosos da equipe, Sueli Maria Plaster Bartels de Almeida, 37.

O casal Floriano e Ana Lutzke Haese, ambos de 73 anos, deixaram de frequentar o serviço depois que ele passou por uma cirurgia. Após a visita em domicilio, os dois decidiram voltar. “Eu tava operado e parei, mas agora tenho fé que vou permanecer. Aqui é ótimo para fazer amizade e passear”, revela Floriano.

O mesmo aconteceu com Mariana Lutzke Guilherme, 71. Depois de uma queda, ela acabou se afastando, mas regressou graças à atenção recebida em casa. “Eu adorei que eles foram lá em casa. Foi muito bom!”.

Outro membro da equipe, a auxiliar administrativo Clara Lemke Waiandt, 50, complementa: “Essas visitas e todo o cuidado com a terceira idade é um pedido especial do Prefeito, que reconhece a importância da política pública nesta faixa etária”.

Um dos usuários, o aposentado Floriano Alberto Otto Raece, 79, de São João do Garrafão, garante: “É muito divertido vir aqui. A gente dança, canta, faz viagens. Muita gente fica em casa e acaba ficando doente, com depressão”.

Fonte: Prefeitura SMJ

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: