Home > In Servator > A escalada da violência no ES

A escalada da violência no ES

In Servator - 4 de outubro de 2017

Por Renato Coan.

Temos assistido com espanto ao aumento da violência no Espírito Santo e nos assustamos, diariamente, com as atrocidades praticadas. Há poucos dias uma médica, que atendia crianças com câncer, teve a sua vida ceifada por motivos torpes. Não dá para acreditar que uma pessoa como ela, dedicada a crianças, possa ter sido cruelmente executada no pátio do próprio hospital onde trabalhava, depois de um plantão exaustivo. Mas… essa médica é apenas um caso!

Infelizmente há outros, como o dos irmãos assassinados em João Neiva e o do Secretário Municipal em Cachoeiro. Esses e tantos outros fazem parte de uma triste estatística confirmada diariamente pelos capixabas: a cada dia a criminalidade, a sensação de impunidade e a insegurança aumentam na proporção da incerteza de como reverter esse quadro.

O certo é que as responsabilidades não assumidas por quem de direito nos deixam à mercê da sorte. O nosso Estado ainda não atingiu os índices do Rio de Janeiro, mas é fato que não temos mais a tranquilidade e a segurança que tínhamos há algum tempo, o que fazia do Espírito Santo um lugar aprazível para trabalhar, morar e passear.

Não sei o que deve ser feito para mudar isso, mas sei que algo deve ser feito. Claro que não podemos esperar medidas mágicas que acabem com a violência de um dia para o outro, mas também não podemos ficar de braços cruzados esperando que gratuitamente mais vidas se percam. A insegurança está chegando a cidades antes pacatas e colocando aí a tranquilidade como objeto de luxo. Ano que vem temos eleições. Será o momento de exigir que “segurança” deixe de ser bandeira de palanque politiqueiro para virar política pública de verdade!

Será o momento de exigir que se deixe o “marketing político da insegurança” – tema favorito dos candidatos politiqueiros – e se façam ações efetivas que tornem a vida do povo novamente tranquila! Ou será que teremos de perder muitas mais vidas de jovens, idosos, mulheres e crianças, só porque o tema “segurança” rende bons programas eleitorais? Chega de violência, gente!

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
SEM EIRA NEM BEIRA
In servator
SEM EIRA NEM BEIRA8 de novembro de 2023
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA
Santa Maria de Jetibá
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA6 de setembro de 2023
Não matarás (Êxodo 20:13)
Santa Maria de Jetibá
Não matarás (Êxodo 20:13)7 de agosto de 2023
Nada é maior que o amor
Santa Maria de Jetibá
Nada é maior que o amor7 de julho de 2023