Home > Cultura > Museu da Imigração Pomerana passará por inventário e tratamento do ace...

Museu da Imigração Pomerana passará por inventário e tratamento do acervo fotográfico

Cultura - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 19 de abril de 2018

O Museu da Imigração Pomerana de Santa Maria de Jetibá passará por um inventário das peças, bem como a catalogação e armazenamento do acervo fotográfico. A iniciativa, que começa logo após a Festa Pomerana, terá duração de dois meses e é um passo importante para o registro na plataforma federal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O trabalho será feito mediante recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), edital 13, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que trata de acervos. As atividades contarão com profissionais do ramo arquivístico, bibliográfico e museológico.

Para dar início ao serviço, Santa Maria de Jetibá recebeu a visita das bibliotecárias Cleima Lima Rabelo e Raquel Freitas, nessa sexta (13), responsáveis pelo acervo fotográfico e documental. De acordo com Cleima, será feita uma higienização prévia dos itens, seguida de descrição técnica e armazenamento em pastas apropriadas, a fim de organizar e conferir segurança contra a deterioração do material.

“Convidamos toda a comunidade a participar, doando mais fotografias ou, com apoio da nossa equipe, fornecendo uma cópia identificando o local da original. Precisamos também de colaboração quanto à descrição das pessoas que estão nas fotos, o local onde foram tiradas e o paradeiro dos personagens”, afirma Cleima.

A outra etapa se refere ao inventário das peças do museu, que têm grande valor histórico e documental sobre a cidade. A museóloga Luiza Rache, do Rio de Janeiro, será a responsável pelo serviço de catalogação.

O inventário e tratamento do acervo fotográfico e documental equivalem à primeira etapa necessária para dar prosseguimento à armazenamento e digitalização, como é feito em boa parte dos museus do Brasil. O registro pelo Ibram tornará o Museu apto a receber recursos da entidade.

Museu da Imigração Pomerana

O Museu da Cultura Pomerano de Santa Maria de Jetibá, instalado numa bela casa com características típicas, reúne painéis, mapas, documentos, fotos, roupas e objetos importantes sobre a história e chegada dos imigrantes ao Estado do Espírito Santo, assim como a ocupação do município.

O museu está localizado na Rua Dalmácio Espíndula, nº 32, no centro de Santa Maria de Jetibá. A visitação é gratuita e o funcionamento ocorre, de terça-feira a domingo, das 9:00 às 17:00 e, nos sábados e feriados, das 11:00 às 17:00. Para mais informações, ligar (27) 3263-2727.

Fonte: Prefeitura SMJ

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
Escola Graça Aranha
Cultura
Escola Graça Aranha4 de junho de 2024
Santa Teresa é a primeira colocada no ranking de alfabetização da Secretaria Regional de Educação de Carapina.
Cultura
Santa Teresa é a primeira colocada no ranking de alfabetização da Secr...4 de junho de 2024
LANÇAMENTO
Cultura
LANÇAMENTO4 de junho de 2024
Jornal FB News - Edição 1
Cultura
Jornal FB News - Edição 123 de maio de 2024