Home > Cidade > Museu do Colono terá elevador e rampa

Museu do Colono terá elevador e rampa

Cidade - Cultura - Notícias - Santa Leopoldina - 30 de setembro de 2016

A reforma e ampliação no Museu do Colono – localizado no Sítio Histórico de Santa Leopoldina – seguem em plena atividade. Nesta etapa, estão sendo realizadas obras de acessibilidade para permitir o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção nos dois pavimentos. Uma rampa e um elevador estão sendo construídos para facilitar o acesso de turistas e visitantes.

A entrada via rampa será pela praça que fica atrás do museu. Já o elevador está localizado no térreo da casa e, assim como a rampa, dá acesso ao segundo pavimento do museu. Outra modificação importante nesta reforma são os banheiros adaptados que atendem as pessoas com deficiência e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças.

Outras novidades são as novas áreas onde as práticas educativas do museu serão realizadas: espaço para oficinas ao ar livre; jardim sensorial; expansão da horta comunitária montada no quintal e a reserva técnica, elaborada para abrigar o acervo do prédio não exposto. Para apoio aos serviços do museu, será criado espaço de copa, almoxarifado e área de serviço.

De acordo com arquiteto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Rodrigo Zotelli, as obras estão dentro do cronograma previsto. “As intervenções de acessibilidade estão caminhado dentro do previsto e devem ser concluídas até meados de dezembro. Além das obras físicas desta etapa, deverá ser iniciada em breve a higienização e restauração do acervo do museu”.

Segundo a gestora do Museu do Colono, Kyria Oliveira, as obras no Museu do Colono irão aperfeiçoar a interação de toda a comunidade para com os visitantes. “A reforma e ampliação do Museu do Colono propiciará que o espaço se transforme em um local de vivência mais adequado e que integre tanto a comunidade local quanto os visitantes”.

Sobre o Museu

Localizado em Santa Leopoldina, o Museu do Colono é um museu-casa com mobiliário pertencente a família Holzmeister, imigrantes da Áustria. Os descendentes viveram na residência de 1877 até 1969, quando o Governo do Estado adquiriu o imóvel, que hoje é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. O museu reproduz o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, utensílios, objetos decorativos, obras de arte, livros e documentos particulares, escrituras, cartas, bilhetes e cartões.

A Secult, responsável pelo funcionamento do Museu do Colono, desenvolve junto aos parceiros Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Biblioteca Pública do Espírito Santo e Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), diversas atividades de integração com a comunidade, como roda de Leitura para crianças e jovens, aulas de violão e visitação ao casarão da Família Holzmeister e à Galeria Alice Holzmeister.

Fonte: Governo ES

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021