Home > Notícias > Natal Pomerano: um local digno para os animais de rua

Natal Pomerano: um local digno para os animais de rua

Notícias - Pomerana - 7 de janeiro de 2020

Há muitos anos, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove o Pomerisch Wijnachte, Natal Pomerano, cujas ações acontecem entre o dia Primeiro dia de Advento e o dia do Natal. Neste ano, excepcionalmente, o local escolhido foi a Praça do Imigrante, em frente à prefeitura, pois a Praça do Centro está em obras: uma casa pomerana lá está sendo reconstruída conforme a arquitetura da época da colonização, cujo término está previsto para o dia 23 de dezembro.

Entre os pomeranos, no tempo do Natal, especialmente entre 25 de dezembro e 6 de janeiro há grande confraternização e visitação entre as famílias, tanto dentro do estado do Espírito Santo quanto para outras regiões, como Rondônia. A atenção não só se dirige aos parentes e amigos, com mesas fartas em comida e bebida, mas também aos animais: entre muitas famílias, perdura o costume de se oferecer aos animais domésticos porções especiais de ração nesta época, e opina-se que eles podem também se alegrar como as pessoas.

No Brasil, no tempo do Natal muitos doam roupas, calçados, comida para a população necessitada. Neste sentido, indagamos: por que não se solidarizar também com os animais de rua, que são parte da criação e do cotidiano das cidades? Conforme estudos científicos, os animais são seres sencientes, isto é, têm a capacidade emocial para sentir dor, medo, ansiedade, solidão, amor, alegria. Abandonados, os cães e gatos de rua sofrem fome, desnutrição, além de estarem sujeitos a doenças, envenenamentos, frio, solidão, humilhação e outras formas de abuso. Afinal, estão sem um lar porque foram desamparados por pessoas irresponsáveis, as quais persistem em ignorar que o abandono de animais é crime conforme o direito dos animais dentro do ordenamento jurídico, especialmente o Artigo 32 da Lei Federal no 9.605/1998 e o Artigo 164 do Código Penal.

Neste Natal Pomerano de 2019, porém, temos um diferencial inédito na história deste evento tradicional em Santa Maria de Jetibá. Além da casa do Papai Noel e de outros espaços aconchegantes e adornados com enfeites do Natal, a secretária de Cultura e Turismo local, Profa. Marineuza P. Waiandt, solicitou a construção de casinhas para os cães de rua, que também foram adornadas com motivos natalinos, além da disponibilização de tapetes para se sentirem bem e dignos de um ambiente de conforto. Conforme palavras da secretária, “os cães são bem acolhidos; fizemos uma casinha para eles”.

A época do Natal é, enfim, tempo de solidariedade, fraternidade, reconciliação entre os seres da criação divina. Por isso, é um período singular para se realizar ações concretas em prol do bem estar tanto das pessoas quanto dos animais.

Prof. Dr. Ismael Tressmann

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: