Home > Educação > Nova Notícia em Sala de Aula

Nova Notícia em Sala de Aula

Educação - Educação - Notícias - 1 de agosto de 2019

No mês de Julho, as turmas do 9ºM1 e 9ºM2 do Ensino Fundamental II da EEEFM São Luís estudaram e debateram sobre o artigo “Violência contra o idoso: do descaso à covardia”, escrito por Diúlia Berger. Após a leitura, pesquisas e debates, cada estudante produziu um artigo de opinião acerca do tema, sob a orientação da Professora Gessela Byanka Meireles Ramos.

RESPEITO AOS IDOSOS: QUESTÃO DE RECONHECIMENTO

Infelizmente, sabemos de muitos casos de idosos abandonados em asilos, na rua ou até mesmo dentro de sua própria casa, sofrem com a falta de cuidados e com o descaso da família, em especial quando estão doentes. Porém, as pessoas com idade avançada têm seus direitos, que devem ser assegurados pela sociedade. Nesse contexto, podemos citar o transporte livre para as pessoas acima de 60 anos, estacionamento de acessibilidade, preferência em filas de lotéricas, supermercados, hospitais, entre outros. É necessário cuidarmos de nossos avós, bisavós e conhecidos que são idosos também, pois é nessa fase que as pessoas estão mais suscetíveis às doenças como depressão, Alzheimer, problemas nos ossos, etc, e precisam de atenção especial. Existem idosos que são violentados de formas física, psicológica, patrimonial, financeira, sexual, e principalmente por negligência. Por isso, foi criado um movimento chamado de JUNHO VIOLETA, que procura alertar a população sobre as violências sofridas por essas pessoas nos dias de hoje.

Valorizar as pessoas de idade é muito importante, porque são primeiramente humanos. Se a vaga no estacionamento é para idosos, são eles quem devem usá-la, assim como as grávidas e os cadeirantes também. O respeito aos idosos é uma questão de reconhecimento, e é válido lembrar que um dia todos chegaremos a essa idade e também vamos querer nossos direitos respeitados. Há idosos que são trabalhadores escravizados, que não conseguem sua aposentadoria e que têm seus direitos violados. Todos queremos envelhecer, e tendo trabalhado por muitos anos, queremos ficar calmos, descansar e aproveitar a nossa família. Por isso, é muito importante que haja denúncia contra qualquer tipo agressão para com os mais velhos. “Violeta contra violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa.” Lembre-se de que a pior violência pode ser o silêncio.

Ester Uhl Chirefa

9º M02

Professora: Gessela Byanka Meireles Ramos

Tirinha

Tiago Alves da Fonseca, autor da tirinha – 9ºM01

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: