Home > Sindicato dos Trabalhadores Rurais > O PAPEL DO AGRICULTOR NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

O PAPEL DO AGRICULTOR NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Sindicato dos Trabalhadores Rurais - 21 de abril de 2021

A agricultura, através dos agricultores e suas famílias, tem a importante missão de produzir alimentos de qualidade para sustentar milhões de bocas que precisam se alimentar dia após dia pelo mundo afora. A agricultura produz desde o cafezinho da manhã até o jantar, sem poder parar…

Os agricultores, além de produzirem, têm a responsabilidade de proteger e zelar para que o meio ambiente permaneça absoluto, cuidando de cada espécie vegetal bem como da fauna. Os agricultores, em uma porcentagem considerável, ainda procuram manter espécies que vêm passando de pai pra filho, fazendo uso de “”cultivares crioulas”” e, também, de uma imensa gama de plantas com propriedades medicinais. Ao procederem assim, além de preservarem as suas origens, não usando agrotóxicos, estão fazendo com que as plantas atraiam insetos polinizadores, ao contrário do cultivo em áreas de uso transgênico onde, aí sim, incidem enormes quantidades de defensivos agrícolas absolutamente nefastos ao meio ambiente.

É maravilhoso e até contagiante ver propriedades que evitam a degradação do solo, áreas de matas nativas dentro destas propriedades com nascentes completamente protegidas, onde vê e se destaca a fauna e flora exuberante! A estes agricultores que ainda têm a ousadia/sabedoria de manter estas relíquias naturais, embora para que poucos as vejam, mas sabedores de que seus descendentes estão recebendo um tesouro, os nossos aplausos!

Assim, dentre um e outro agricultor que utilizam estas práticas, afirmamos que é notável O PAPEL DO AGRICULTOR EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, não só evitando desmatar como, até, replantar áreas degradadas com práticas conservacionistas, seguindo o Sistema Plantio Direto na Palha, que deixa um tapete sobre o solo evitando corredeiras e, ao reflorestar, plantar árvores em torno de áreas de APP, dentre outros…

Estes agricultores que têm pensamento diferenciado em suas práticas de cultivar, promovendo o resgate de espécies pertencentes à fauna e flora – às vezes inconscientes de que fazem a diferença para muita gente, para as belezas naturais e para a comida saudável… dentre outras diferenças – deveriam ser mais valorizados e exaltados sempre, ao invés de os criticar por “aparências antigas” e parabenizá-los pelo grande feito de preservarem o meio ambiente e as origens…

Fotos de nascente em meio a mata nativa e uma área em estágio de degradação, para reflexão… já que no dia 22/03 comemorámos o dia da ÁGUA.

Evelson Sanche Muniz

Diretor vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares de Santa Maria de Jetibá-ES.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
CCIR E ITR DOCUMENTOS ESSENCIAIS DA PROPRIEDADE RURAL
Agronegócio
CCIR E ITR DOCUMENTOS ESSENCIAIS DA PROPRIEDADE RURAL7 de agosto de 2023
Natal...Tempo de Paz e Reflexão!
Cultura
Natal...Tempo de Paz e Reflexão!23 de dezembro de 2022
A ARTE E A CULTURA POMERANA
Sindicato dos trabalhadores rurais
A ARTE E A CULTURA POMERANA 21 de novembro de 2022
A Agricultura Familiar tem voz e tem voto!  Queremos que a nossa voz e  voto  sejam honrados!   Ação em Movimento com o Sindicato!
Política
A Agricultura Familiar tem voz e tem voto! Queremos que a nossa voz e...21 de novembro de 2022