Home > Cidade > Projeto “Consumo Consciente” está gerando bons resultados nas escolas ...

Projeto “Consumo Consciente” está gerando bons resultados nas escolas e fora delas

Cidade - Educação - Meio Ambiente - Notícias - Santa Maria de Jetibá - 14 de setembro de 2015

*Com projeto de redução de gastos, as escolas de Santa Maria de Jetibá estão diminuindo os custos e ajudando na preservação do meio ambiente. *

  • por Leonardo Meira*

Em Santa Maria de Jetibá, uma das formas de conscientizar sobre o desperdício e o consumo desenfreado é despertar o interesse desde cedo nas crianças e nos jovens. As 46 escolas do município participam do projeto “Consumo Consciente”, pensando em uma forma de economizar e, ao mesmo tempo, uma nova maneira de agir em relação ao desperdício de água, energia e telefone.

As escolas estão adequando os conteúdos das disciplinas aos problemas ambientais locais e regionais e cada uma delas tem que realizar um projeto de conscientização com temas que vão desde o uso racional da água na produção agrícola aos impactos no meio ambiente.

Foto: Leonardo Meira A garotada da Escola Antônio Gonçalves fez a “Casa Consciente”

Na Escola Antônio Gonçalves, na comunidade de Gonçalves, a falta de água levou os alunos a pensar na “Casa Consciente” com telhado verde (para controlar a temperatura ambiente), reutilização de água, captação de energia solar, cortinas inteligentes que abrem com sensor de luz e biodigestor. A casa foi apresentada na Feira Científico-Cultural deste ano e foi um sucesso.

“É uma realidade atual, principalmente nas cidades. É preciso pensar as melhores formas de se desperdiçar menos e salvar o ambiente a sua volta”, avaliou o diretor Humberto Rafael Waiandt.

Fazendo economia desde o começo do ano, a EMEF Vila Jetibá lançou o programa “Águas que correm, leituras que ensinam”, incentivando os alunos a lerem sobre o assunto e discutirem sobre racionamento. O conteúdo transpassa por todas as disciplinas e a economicidade já rendeu o primeiro lugar da escola, com a redução de 53% da conta de telefone em fevereiro.

“É um projeto interdisplinar que envolve desde aulas de matemática e inglês, até a educação física”, explicou a pedagoga da Escola, Solinéia Plaster.

Os alunos Lívia Gabriely, Jaciana Klitzke e Igor Naitzel estão adorando a experiência. “Já estamos mudando a cultura do desperdício por aqui e em casa. Definimos que sempre que sairmos da sala devemos apagar as luzes e o ventilador, não deixamos torneira aberta e as salas estão sendo lavadas de 15 em 15 dias com reaproveitamento de água da chuva”, relatou Lívia.

“Não utilizamos mais copos e pratos descartáveis e os banhos em casa são mais rápidos. Estamos ensinando sobre como economizar aos nossos pais também”, disse Jaciana.

As alunos e servidores da Escola Pluridocente Barracão do Rio Possmoser, reduziram em 95% o consumo de energia no mês de junho e, como recompensa, foram agraciados com uma visita ao Centro de Educação Ambiental da Arcelor Mittal, em Serra, parceira do projeto junto à EDP Escelsa.

“Foi muito bom. Gostei de ver o jacaré e aprender mais sobre como cuidar da água, pois ela pode acabar”, disse o pequeno Vagner Kosank, de 9 anos, que mesmo tendo somente água de nascente em sua região, aprende desde cedo a importância de preservar.

“São pequenos gestos que fazem a diferença tanto no orçamento ao final do mês, quanto na participação familiar, onde os pais tem participado mais da vida dos filhos, e ainda na contribuição para preservação do meio ambiente”, finalizou o secretário municipal de Educação, Charles Moura Netto.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama
Cidade
USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de m...14 de julho de 2021
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA
Cidade
NOVA ESPÉCIE DE PERERECA HOMENAGEIA PIXINGUINHA28 de junho de 2021
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvimento de COVID-19 grave
Cidade
Infecção simultânea por Influenza A e SARS-Cov-2 favorece o desenvolvi...21 de junho de 2021
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA
Cidade
LIVE: POVO TRADICIONAL POMERANO: HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA21 de junho de 2021