Home > Notícias > PROJETO “A NOVA NOTÍCIA NA SALA DE AULA” – A BELEZA DÓI

PROJETO “A NOVA NOTÍCIA NA SALA DE AULA” – A BELEZA DÓI

Notícias - 30 de maio de 2019

No mês de maio, os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio leram e refletiram sobre a matéria “5 perguntas para se fazer antes de uma cirurgia plástica”, escrita por Diúlia Berger, nesses debates, inúmeras particularidades acerca da cirurgia plástica foram abordadas. Ao final, cada estudante escreveu uma crônica sobre o assunto.

A BELEZA DÓI

Qual o preço da beleza? Você estaria disposto a pagá-lo? E se o preço for a sua vida? Um pedacinho aqui, um pedacinho ali… Você vai tirando pedaços de você, até não se reconhecer. O quanto vale isso? Quais os motivos para alguém pagar por uma mutilação? Surgirão várias razões: fama, insatisfação com a própria aparência…

O pop star Michael Jackson também tinha os seus motivos. O incômodo de ter o corpo com dois tons de pele (vitiligo) o levou a optar por um tratamento intenso e irreversível, feito à base de hidroquinona; esse composto orgânico fez com que ele perdesse a capacidade de produzir melanina, deixando-o com aquela pele extremamente branca. O fato de ter embranquecido a pele foi apenas uma das intervenções agressivas feitas pelo Rei do Pop, basta nos lembrarmos do nariz do cantor, que sofreu vários procedimentos cirúrgicos. Sua obsessão pelas cirurgias seria derivada do bullying praticado pelo pai e pelos irmãos de Michael. Como resultado dos procedimentos cirúrgicos, ele despediu-se da vida com o rosto completamente diferente de como era quando havia iniciado a carreira: uma face desfigurada em seu leito de morte…

Algumas pessoas são obcecadas em obter o corpo padrão “perfeito”, em especial as mulheres, que na busca por fazer algo mais barato, rápido ou até mesmo sigiloso, arriscam-se em clínicas clandestinas, sem os devidos equipamentos e cuidados. Um risco desnecessário que pode levá-las a óbito…

Você provavelmente já ouviu alguém dizer: “A beleza dói”, mas por que tem que doer? Por que é necessário suportar a dor apenas para satisfazer os outros? Uma música da cantora americana Melanie Martinez, intitulada “Mrs. Potato Head” (“Senhora Cabeça de Batata”), fala exatamente sobre o preço que as cirurgias plásticas cobram. O refrão diz:

“Oh, Senhora Cabeça de Batata, me diga, é verdade que a dor é beleza? Um novo rosto vem com garantia? Um rosto bonito vai tornar as coisas melhores? Oh, Senhor Cabeça de Batata, me diga, como você pagou a cirurgia dela? Você promete que vai ficar para sempre? Mesmo que o rosto dela não fique inteiro?”.

O clip da música também é bem interessante, conta a história de um homem que paga para a namorada fazer algumas cirurgias plásticas, a fim de que ela fique mais bonita para ele. O procedimento dá errado e a mulher fica com uma aparência indesejável. Então, o homem sai à procura de uma mulher mais bela…

Será que vale a pena correr riscos por alguns minutos de fama e elogios vazios? Vale a pena pagar com a vida para ter o corpo de uma top model? Será que “a dor” realmente “é beleza”? Fica a reflexão. E, acima de tudo, ame-se!

**Por Yasmim Moreira Borges, **

**1ª série do Ensino Médio – M2 **

**EEEFM SÃO LUÍS **

Prof. Antonio Neto


COMPARTILHE
Noticias Relacionadas: