Home > In Servator > Corpus Christi de Itarana: um século de tradição

Corpus Christi de Itarana: um século de tradição

In Servator - 30 de maio de 2018

Por Renato Coan.

Nesse ano de 2018, católicos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Itarana tem mais uma data importante para comemorar: 100 anos da primeira procissão de Corpus Christi e da confecção de tapetes coloridos pelas ruas da cidade. O registro é do Arquivo Paroquial e consta que no dia 30 de maio de 1918 foi realizada pela primeira vez a procissão em homenagem a Eucaristia e que se deu a primeira confecção de tapetes.

O relato histórico foi feito pelo primeiro Pároco de Itarana, Padre Bernardo Henrique Niewind que tomou posse no ano de 1915. Dos registros da Igreja saiu a inspiração para os tapetes que serão confeccionados este ano nas principais ruas da cidade. O tema esse anos são os 100 Anos da Celebração de Corpus Christi na cidade, sendo que durante o dia haverá a confecção dos tapetes e a noite a tradicional missa solene, com a Benção Eucarística e a procissão.

A data celebrada pelos católicos se dá 50 dias após a páscoa e relembra a instituição da Eucaristia por Jesus no momento da última ceia. O relato fala que os primeiros tapetes eram feitos com flores e folhas além de pés de banana, coqueiros e bambus que ornamentavam a passagem da procissão. Os materiais evoluíram, os desenhos ganharam cores, mas os tapetes ainda continuam depois de 100 anos representando a devoção popular do povo e uma tradição que em 2018 comemora um século de existência, passando de geração para geração.

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA
Santa Maria de Jetibá
UMA PUNIÇÃO CHAMADA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA6 de setembro de 2023
Não matarás (Êxodo 20:13)
Santa Maria de Jetibá
Não matarás (Êxodo 20:13)7 de agosto de 2023
Nada é maior que o amor
Santa Maria de Jetibá
Nada é maior que o amor7 de julho de 2023
Descaramento político no auge
In servator
Descaramento político no auge 7 de junho de 2023