Home > Colunas > Depressão

Depressão

Colunas - 31 de maio de 2016

Muitas vezes confundimos depressão com tristeza. Porém, existem grandes diferenças. Para começar, tristeza é um sentimento e depressão é uma doença.

A tristeza é caracterizada por um fenômeno de causas externas, como exemplo, ficarmos tristes quando ocorre algo negativo em nossas vidas, ficar triste faz parte da vida e todas as pessoas passam por isso. É natural, porém tem duração limitada.

Já a depressão é um fenômeno interno do individuo, que tem uma duração maior e possui sintomas peculiares. Ela afeta por mais de duas semanas e com ela vem o desanimo, alteração de sono e apetite, falta de interesse por coisas e pessoas, causa apatia, sentimento de vazio, de inutilidade e prejudica o funcionamento da vida na área profissional, social e familiar.

A confusão dos dois é que muitas vezes os sintomas e tratamento são parecidos. E deve-se lembrar de que uma tristeza pode acabar desencadeando em uma depressão, pelo fato da tristeza se prolongar. Pois, mesmo quando estamos tristes devido a inúmeros fatores, como perder o emprego, terminar um relacionamento, perda de um parente, mesmo assim conseguimos reagir a alguns estímulos positivos de prazer diferentemente da depressão.

“Nunca despreze as pessoas deprimidas. É o ultimo estagio da dor humana.”

QUARTA NO DIVÃ por Patrícia Jacob QUARTA NO DIVÃ por Patrícia Jacob

COMPARTILHE
Noticias Relacionadas:
Carta aberta ao presidente da República
Cidade
Carta aberta ao presidente da República23 de março de 2021
O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO / LA GIORNATA DELL’IMMIGRAZIONE ITALIANA
Colunas
O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO / LA GIORNATA DELL’IMMIGRAZIONE ITALIANA17 de março de 2021
10 passos para construir um Lar Blindado – 2 passo: Intimidade
Colunas
10 passos para construir um Lar Blindado – 2 passo: Intimidade1 de março de 2019
Psicoterapia
Colunas
Psicoterapia16 de novembro de 2016