EDUCAÇÃO E LÍNGUA POMERANA: QUANDO A IDENTIDADE QUESTIONADA APRESENTA CAMINHOS PARA A PESQUISA
Por Adriana Vieira Guedes Hartuwig
O livro Educação e Língua Pomerana: experiências de (re)afirmação cultural, editora Appris, 2018, de minha autoria, discute o processo de criação e implementação de um programa de educação bilíngue desenvolvido por professores pomeranos em Santa Maria de Jetibá.
Ao envolver-me com o tema, descrevo o quanto minha experiência migratória de Belo Horizonte para um município campesino e pomerano trouxe reflexões sobre minha identidade e os diferentes modos sociais de ser e viver. Como educadora, percebi que somos sujeitos culturais, transitamos por diversos espaços, experienciamos diferentes situações culturais, convivemos com diferentes grupos. Nesse movimento, partilhamos um universo de ritos e significados que conformam à luz dos movimentos socioculturais e, justamente por estarmos envolvidos com essas relações, nos fazem sujeitos em movimento, apreendentes de um modo de ser cultural.
Neste contexto de diversidade, percebi que a condição pomerana e de outros segmentos populares são temas que reivindicam o “direito da diferença”. Entre o ser isso ou aquilo, o mundo pomerano se apresenta dentro do campo de disputa, buscando seu direito à existência pública. O Proepo trata-se de um programa político e pedagógico bilíngue que, desde 2005, promove a valorização e o fortalecimento da cultura e da língua oral e escrita pomerana.
Para além dos limites, desafios e conflitos de uma experiência educacional, o Proepo vem se construindo e se reinventando no decorrer dos anos e tem alcançado êxito, pois tem tensionado a cultura monolíngue e a pedagogia monocultural vivenciada no Brasil. Tem buscado estratégias de parceria e resistência à homogeinização cultural, buscando garantir o direito daqueles que, além do Português, possuem uma primeira língua muito utilizada no seu convívio social. A língua pomerana é um dos símbolos que demarcam a identidade de seu povo e está carregada de significados e riquezas histórico-culturais que a escola e a sociedade não podem daltonizar.
Convido os leitores e estudiosos à leitura desta obra, pois sua contribuição aos estudos do tema aborda aspectos significativos da história pomerana e, principalmente, se somada a outros livros que, em conjunto, dão forma ampliada ao entendimento sobre a questão.
Coletado por: Antonio Neto